Na próxima terça-feira (18), professores e pesquisadores se reunirão na Universidade Federal Fluminense (UFF) , para discutirem um plano de ação em defesa do Arquivo Público Municipal de Campos. A iniciativa parte de integrantes do sala do Laboratório de História Regional e Patrimônio (LAHIRP). O encontro previsto para acontecer às 16h30 nesse espaço é aberto à toda comunidade. Representantes da atual administração do Arquivo foram convidados e aguardados.
De acordo com professor e historiador Carlos Eugênio Soares, a pauta do encontro é a discussão sobre as possíveis iniciativas para a defesa do Arquivo, transformando-as em um plano de ação. Professores e pesquisadores em geral, todos são bem-vindos para que possam colaborar de alguma forma em preservar e apoiar o Arquivo Público Municipal de Campos. Em outras ocasiões, Carlos Eugênio apontou algumas críticas aos governos locais quanto à preservação do patrimônio público:
“Sucessivos governos têm demonstrado descaso com o nosso patrimônio cultural material/imaterial, a conservação e divulgação de nossa memória histórica. Se levarmos em consideração os milhões recebidos de royalties da exploração do petróleo nas últimas décadas, tudo fica ainda mais vergonhoso. O Arquivo Público Municipal apresenta infiltrações, instalação elétrica precária, não há um plano de combate a incêndios, o transporte público de acesso ao lugar é complicado, faltam equipamentos para digitalizar os documentos e pessoal para trabalhar na recuperação deles”, destacou Eugênio Soares.
Entre professores e pesquisadores que não pertencem aos quadros da UFF, confirmaram presença no encontro Orávio de Campos, João Pimentel, Elis de Miranda, Silvia Martinez. Outras 35 pessoas convidadas também disseram que estarão presentes para debaterem a situação e o apoio ao Arquivo Público Municipal.