×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Palácio da Cultura tem acervo da biblioteca sob o palco do Teatro Trianon

Segundo a prefeitura, o material está devidamente guardado

Campos
Por Redação
30 de agosto de 2018 - 18h20

As obras serão retomadas nos próximos meses, de acordo com a prefeitura (Foto: Silvana Rust)

O atraso nas obras do Palácio da Cultura, que deveriam ter sido entregues ainda em 2015, pela administração passada, além de privar os campistas de um patrimônio arquitetônico da cidade, causou um outro problema: desalojou a Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, que funcionava no local. Desde então, o acervo não está disponível para consulta.

Parte dos livros, revistas e outros materiais se encontra em um cômodo do Teatro Municipal Trianon, segundo a Fundação Cultural jornalista Oswaldo Lima. No entanto, uma fonte informou ao Jornal Terceira Via que o acervo estaria embaixo do palco do teatro. Graças a um acordo de compensação, a reforma do Palácio da Cultura deve ser retomada em 30 dias.

A obra, orçada em R$1,2 milhão, será concluída pela empresa que adquiriu a área onde estava localizado o prédio histórico Casarão Clube do Chacrinha, demolido indevidamente no início de 2013, como medida compensatória em razão de dano ao patrimônio público. O acordo firmado entre o município e a empresa foi homologado no dia 16 de agosto pelo Juízo da 4ª Vara Cível de Campos.

O Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal (Coppam) protocolou, em janeiro de 2013, denúncia no Ministério Público Estadual (MPE) contra a demolição do prédio histórico da Rua 13 de Maio, onde funcionou o Casarão do Clube do Chacrinha, entre o final de 2012 e início de 2013.

A estrutura ficou abandonada por anos (Foto: Silvana Rust)

A empresa demoliu o prédio, localizado na esquina das Ruas Saldanha Marinho e Treze de Maio, no Centro, sem a autorização da prefeitura. Em nota, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima informou que “uma parte do acervo está no Teatro Municipal Trianon e a maioria está no Arquivo Público Municipal. O material foi acondicionado de forma correta em um cômodo do teatro, tendo sido devidamente ensacado, e vem recebendo acompanhamento para evitar que seja danificado por agentes externos”.

Sobre a retomada das obras do Palácio da Cultura, a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana afirma que a previsão inicial é de que, em 30 dias, as obras possam ser retomadas. “Trâmites legais administrativos estão sendo finalizados”. No entanto, o órgão não informou a previsão de conclusão das obras.