×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estudantes de Medicina fazem campanha para doação de sangue

Um grupo se organiza para atrair o maior número de doadores possível; vale até sorteio de brindes como forma de estímulo

Saúde
Por Ocinei Trindade
27 de agosto de 2018 - 16h08

Grupo de estudantes de Medicina em campanha (Foto:Divulgação)

É diária a necessidade de sangue doado às unidades hospitalares de qualquer lugar. Em Campos, o Hemocentro que funciona no Hospital Ferreira Machado atende a outras instituições da cidade e de municípios vizinhos. Manter o estoque em dia é um desafio, pois é grande a demanda e, nem sempre, há voluntários dispostos a doar. Sensibilizados com esta situação, estudantes do curso de Medicina decidiram se juntar para promover uma campanha pró-doação. Estão divulgando um evento a ser realizado na faculdade, em setembro.

A estudante do 4º período de Medicina da FMC, Mariana Nani, disse que o grupo se sensibilizou ao conhecer a rotina dos hospitais de Campos e  ao constatar as consequências graves geradas pela baixa de sangue no Hemocentro Regional. “Nós resolvemos fazer uma campanha. No dia 27 de setembro, o ônibus do Hemocentro passará todo o dia na faculdade para coletar o sangue de doadores. Já temos 75 pessoas inscritas. A ação é voluntária, mas queremos fazer disso também um momento de confraternização. Alguns brindes serão oferecidos como forma de agradecimento”, explica.

Esta é a primeira vez que os estudantes realizam esse tipo de mobilização para ajudar o Hemocentro de Campos. “As pessoas que podem doar, não precisam esperar pelo evento, já que a necessidade de sangue é diária nos hospitais. Basta irem ao HFM e se apresentar. O que queremos é estimular a todas as pessoas a terem a consciência do que é ser doador e a importância disso para a saúde coletiva”, destacou. O Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes fica no HFM, Rua Rocha Leão, 2, Caju. O atendimento é diário, de 7h às 18h. Mais informações pelo telefone  (22) 2737-2500.

Recomendações:

Hemocentro Móvel em ação: visita a diferentes bairros (Foto: Arquivo)

Requisitos básicos

Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

– Pesar no mínimo 50kg.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

– Gravidez.

– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

– Tatuagem nos últimos 12 meses.

– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

– Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve no interior destes estados deve aguardar 30 dias.

Impedimentos definitivos

Hepatite após os 11 anos de idade. *

– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

– Uso de drogas ilícitas injetáveis.

– Malária.

* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Respeitar os intervalos

-Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).

-Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).