×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fim do atendimento 24h na UPH de Santo Eduardo mobiliza comunidade

Prefeitura anunciou que UPH será transformada em Políclínica, deixando de funcionar 24h

Geral
Por Yan Tavares
20 de fevereiro de 2026 - 16h53
Foto: Reprodução;Redes Sociais

A decisão anunciada pela Prefeitura de Campos dando conta de que Santo Eduardo, último distrito do município, não terá mais atendimento médico 24 horas vem mobilizando a comunidade local. A unidade está fechada para reforma há três anos. O governo municipal afirmou na última semana que, quando for reaberto, o espaço vai deixar de operar como unidade de urgência 24 horas. A previsão de entrega é para o dia 20 de março deste ano.

O governo municipal já havia anunciado, em 2023, que a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Santo Eduardo seria transformada em Clínica da Família. Na época, a previsão era de que a reforma durasse até maio de 2024. O investimento anunciado foi de R$ 2 milhões, prevendo a reforma geral do prédio, com ampliação da estrutura física. Mas, as obras seguem até os dias atuais. Enquanto isso, a parte ambulatorial vem funcional em espaço cedido pelo Centro Pró-Melhoramento de Santo Eduardo.

De acordo com a nota enviada pela Prefeitura ao J3News, a antiga UPH de Santo Eduardo vai passar a funcionar como uma Policlínica, com atendimento ambulatorial e diversas especialidades médicas. Porém, os casos de urgência e emergência passarão a ter como referência a unidade de Morro do Coco, que funciona 24 horas, além da UPH de Travessão.

Ainda segundo o município, “a região continuará contando com uma ambulância avançada, com equipe completa disponível 24 horas por dia, garantindo o primeiro atendimento aos pacientes e o suporte durante a remoção, quando necessário”.

Diante do novo cenário, moradores se reuniram e organizaram um abaixo assinado, que já circula por alguns pontos de Santo Eduardo, e também estão se movimentando nas redes sociais, para se manifestar contra a decisão.

“A população de Santo Eduardo está reivindicando ao prefeito Wladimir Garotinho e ao Secretário de Saúde, Dr. Paulo Hirano, a manutenção do funcionamento do hospital com emergência 24 horas, com leitos e primeiros socorros na unidade. A modalidade de Clínica da Família é muito bem-vinda, mas a emergência 24 horas é extremamente necessária, pois a distância entre o distrito e o Centro é de 75 km”, destaca a moradora Norma Dias.

Ela acrescenta ainda que na próxima segunda-feira (23), a comunidade vai encaminhar um ofício ao prefeito, com o abaixo assinado anexado, solicitando uma audiência, no intuito de que a unidade seja reaberta com o atendimento 24h.

“O atendimento do hospital engloba Santa Maria, Espírito Santinho, Santa Maria, Ponte do Itabapoana e toda a população rural do entorno. Estamos muito preocupados com esse novo modelo. Afinal, não existe uma resposta plausível quanto ao funcionamento 24h com leitos e medicamentos necessários para primeiros socorros. A gente quer esse atendimento, com leito e profissionais capacitados para realizar os primeiros socorros, não apenas uma ambulância”, finaliza.

Veja a nota da Prefeitura na íntegra:

A unidade que funcionava anteriormente como Unidade Pré-Hospitalar (UPH) operava 24 horas por dia, com atendimento de urgência e ambulatório. A unidade foi fechada temporariamente para obras e será reaberta totalmente reformada, com nova estrutura.

Após a reforma, o local passará a funcionar como uma Policlínica, com atendimento ambulatorial e diversas especialidades médicas, deixando de operar como unidade de urgência 24 horas. No entanto, a região continuará contando com uma ambulância avançada, com equipe completa disponível 24 horas por dia, garantindo o primeiro atendimento aos pacientes e o suporte durante a remoção, quando necessário.

Os casos de urgência e emergência terão como referência a unidade de Morro do Coco, que funciona 24 horas, além da unidade de Travessão. Dependendo da gravidade do quadro clínico, o paciente poderá ser encaminhado para unidades na área central em Campos.

Leia também:

População de Santo Eduardo questiona fechamento de emergência e Prefeitura diz que serviço será interrompido apenas durante reforma de UPH