

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou ao J3News que 259 detentos beneficiados com a Visita Periódica ao Lar (VPL) de Natal no Estado do Rio de Janeiro em 2025 não retornaram ao sistema prisional. Destes, 19 correspondem ao Norte e Noroeste Fluminense.
De acordo com a Seap, 1.868 foram autorizados judicialmente a receber o benefício conhecido como “Saidinha de Natal”. Dentre eles, 259 não voltaram. Ainda segundo o órgão estadual, durante o período da VPF de Natal, nas unidades prisionais do Norte e Noroeste Fluminense 198 pessoas foram beneficiadas com a saída temporária. Deste total, 19 não retornaram no prazo previsto, sendo registradas como evasões.
Em entrevista recente ao J3 para a reportagem especial da semana, a socióloga Luciane Silva questionou a forma que o Estado lida com a questão das fugas neste período.
“O sistema prisional, junto com a Polícia, vai recuperar os presos que não voltaram da ‘saidinha’? Acho que essa era uma pergunta técnica importante a se fazer. Porque essas pessoas estão foragidas. A pergunta a se fazer é: qual será a forma do Estado recuperar esses criminosos?”, disse.
Leia também: