

A Festa de Santo Amaro, celebração que chega à sua 293ª edição em 2026, é uma das mais antigas e expressivas tradições religiosas e culturais do Estado do Rio de Janeiro, e pode ser um ponto de interesse para alavancar o turismo em Campos. Com a novena iniciada no dia 6 de janeiro, a celebração segue até 15 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Santo Amaro, considerado o padroeiro da Baixada Campista. Com o objetivo de renovar e desenvolver a festa, a Paróquia de Santo Amaro conta com o apoio técnico e estratégico do Sebrae, da Secretaria Municipal do Turismo e do Costa Doce Convention & Visitors Bureau.


O padre Renan José Valentim, reitor do Santuário de Santo Amaro, vê este momento como um “tempo luminoso” na paróquia. “É um novo tempo, porque cada dia é uma nova oportunidade que Deus nos dá de lançarmos coisas boas, de acreditarmos nas pessoas e darmos o melhor”, reflete.


O início para a nova fase da Festa de Santo Amaro foi a entrega do “Projeto de Captação de Recursos para a Reitoria do Santuário de Santo Amaro”, elaborado pelo Sebrae e entregue em dezembro de 2025 à paróquia. O plano integra a festa ao circuito “Caminhos da Fé” e serve como uma ferramenta para organizar a gestão e atrair investimentos de iniciativa privada. “Nosso objetivo permanece em atuar com muita parceria para valorizar o patrimônio religioso, histórico e cultural da cidade e fomentar por meio disso o turismo. Queremos andar de mãos dadas com o poder público e a iniciativa privada para que o ambiente de negócios se beneficie de boas estratégias de atração de agendas e de fomento à geração de negócios”, afirmou o coordenador regional do Sebrae na Região Norte Fluminense/RJ, Guilherme Reche.
Renovação espiritual e de público
Para o padre Renan José, a grande provação contemporânea é conectar as novas gerações a uma tradição quase tricentenária. “O maior desafio nosso é incutir no coração dos mais jovens a devoção a Santo Amaro, de não perdermos a memória”, destaca. Essa memória será celebrada de forma especial no dia 14, com uma missa às 9h dedicada aos falecidos devotos. “Para a gente relembrar as raízes daqueles que um dia edificaram essa igreja, trouxeram essa devoção, mas que não estão mais diante de nós. A gente não pode deixar de falar da memória e da história”, explica.
O sacerdote também ressalta a importância do apoio do poder público municipal e estadual para a celebração. “A igreja sempre é uma parceira da sociedade. Sobre o calendário e a programação da celebração, nós estamos aprimorando, ou seja, nós não inventamos a roda, mas a gente está trazendo um novo ardor, um novo gás para a festa”, ressalta.
Visão turística
Com uma expectativa de público que pode chegar a 10 mil peregrinos, a festa ganha cada vez mais relevância. “Quando a gente sai de Campos e vai para alguma feira de turismo, o produto nosso que é mais reconhecido é a caminhada de fé de Santo Amaro”, afirmou o subsecretário de turismo, Edvar Chagas Jr.


Do ponto de vista da gestão pública e do turismo, a Festa de Santo Amaro é vista como um produto de grande potencial para movimentar a economia de toda a região. Edvar destaca as implementações de uma maior organização para festa. “Este ano já conseguimos que mais de 20 igrejas estejam abertas e sejam acolhedoras durante todo o trajeto”, diz.
Uma das principais novidades é a instalação de placas de sinalização na rodovia, indicando a distância até o santuário a partir de diversos pontos. São cerca de 40k entre o Centro e o distrito, percorridos, em grande parte, pela RJ-216 (Campos-Farol). Edvar também fez um apelo por segurança: “Eu peço aos ciclistas, façam o pedal de manhã cedo, às cinco horas da manhã, seis horas da manhã, do dia 14 ou do dia 15, evitando o tráfego de bicicletas no mesmo horário da caminhada dos peregrinos”.


Estrutura para o futuro
O presidente do Costa Doce Convention & Visitors Bureau, Ricardo Menezes, analisa o potencial ainda não totalmente explorado da festa. “Pelos quase 300 anos que ela tem, já devia ter uma estrutura de um turismo receptivo com uma bagagem e uma estrutura para os peregrinos, no mínimo, de médio porte”, avaliou. Para ele, nunca é tarde para começar a transformar a simples festa em um “grande evento turístico religioso”.
O trabalho do Convention Bureau, em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Turismo, começa com a sinalização na estrada, mas tem metas mais ambiciosas. “A tradicional festa tem que sair desse tradicional de uma vez por ano para virar realmente um caminho religioso, que se possa contemplar todo mês, todo dia 15 de todo mês, uma missa, uma contemplação e por aí vai”, projetou Menezes. A meta da entidade para 2026 é trabalhar com associações comerciais dos cinco municípios da Costa Doce (Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra) para atrair eventos de médio e grande portes para a região, aquecendo a economia. Guilherme Reche enfatiza a necessidade de manter atividades ao longo do ano. “Cabe ressaltar que entendemos que é oportuno criar um calendário anual de eventos para que toda essa tradição tenha continuidade ao longo dos meses. É dessa forma que a identidade cultural será reverberada de forma consistente”, afirma Guilherme.
Ricardo Menezes deixou claro que o sucesso depende de um esforço coletivo. “O trabalho tem que ser a muitas mãos. Poder público e iniciativa privada entendem que a Igreja também é uma iniciativa privada, e não há responsabilidade de uma entidade ou somente do poder público. É responsabilidade de todos, inclusive da população”, adiciona, destacando que o objetivo é fazer com que o peregrino seja bem-recebido e na próxima vez, traga mais pessoas, e possa levar a festividade de Santo Amaro para as melhores e maiores feiras do Brasil.


Programação para todos os públicos
Além da programação religiosa tradicional, que inclui a Cavalgada da Fé, o Desfile de Bandeiras e a Cavalhada, a festa conta com atrações diversas. A Companhia de Rodeio Tony Nascimento traz apresentações nos dias 11, 12 e 13. Para trazer a música, uma atração de nível nacional: o show do missionário Thiago Brado, na noite de 15 de janeiro. A estrutura para receber o público também foi pensada para ser mais acolhedora, com a organização de uma praça de alimentação e feira de artesanato que prioriza produtores locais. A programação completa pode ser conferida na matéria online, no site do J3News ou também no perfil do instagram da Paróquia de Santo Amaro.
Programação da Festa de Santo Amaro:
09/01 (sexta-feira)
18h – Passeio Noturno – Observação das Estrelas (PELAG)
Local: Sede da PELAG
19h – Santa Missa (Santo Amaro)
Celebrante: Pe. Júnior
10/01 (sábado)
10h – Abertura da Exposição de Carros Antigos (Santo Amaro)
19h – Santa Missa (Santo Amaro)
Celebrante: Pe. Wallace
20h – Show com Juliano & Mariano (Santo Amaro)
21h30 – Show com Samara Souza (Santo Amaro)
Local: Antiga Estação
11/01 (domingo)
9h – Cavalgada da Fé (Santo Amaro)
9h – Futebol: Pinheiro Machado x Goitacazes (Santo Amaro)
9h – Santa Missa (Santo Amaro)
Celebrante: Pe. Alcemar
14h – Leilão de Santo Amaro
19h – Santa Missa (Santo Amaro)
Celebrante: Pe. Max Barreto
21h30 – Rodeio
22h – Show com Tamirys Chagas (Santo Amaro)
Local: Antiga Estação
12/01 (segunda-feira)
19h – Santa Missa (Santo Amaro)
Celebrante: Pe. Michael Bruno
20h – Rodeio
13/01 (terça-feira)
19h – Santa Missa (Santo Amaro)
Celebrante: Pe. Thiago Linhares
Após a missa – Evangeliza Show
20h – Rodeio
21h – Show – Ministério Novo Dom
14/01 (quarta-feira)
9h – Santa Missa (Santo Amaro)
Celebrante: Pe. Renan
15h30 – 3ª Tratorata, saindo de São Martinho
19h – Santa Missa (Santo Amaro)
21h – Santa Missa – Hasteamento do mastro com apresentação da Lyra Santo Amaro
Celebrante: Pe. Gidelvan
21h – Show Padre Max
23h – Santa Missa
Celebrante: Pe. Gustavo Ribeiro
15/01 (quinta-feira) – Dia de Santo Amaro
1h – Santa Missa – Pe. Gustavo Ammar
3h – Santa Missa – Pe. Wallas Maciel
5h – Santa Missa – Pe. Romário
6h – Alvorada
7h – Santa Missa – Pe. João Paulo Souza
9h – Santa Missa – Pe. Alexandre Mothé
11h – Santa Missa – Dom Roberto
11h – Chegada dos Romeiros
13h – Santa Missa – Pe. Deivison
14h – Desfile das Bandeiras
15h – Tradicional Cavalhada
17h – Santa Missa – Pe. Fabrício Reis
18h – Procissão com apresentação da Lyra Santo Amaro
19h – Santa Missa – Pe. Renan
Após – Evangeliza Show
21h – Show Thiago Brado