

Dois homens foram presos e um terceiro ficou ferido durante um confronto policial na manhã desta sexta-feira (9), na comunidade conhecida como Casinhas do Nolita, em Guarus, Campos. A ação faz parte das operações de segurança intensificadas após a sequência de ataques registrados no bairro Parque Prazeres desde o último sábado (3).
De acordo com a Polícia Militar, equipes do GAT II realizavam um cerco tático na região quando um dos suspeitos tentou fugir ao perceber a aproximação das viaturas. Durante a tentativa de evasão, o jovem identificado pelas iniciais E.S.C., de 18 anos, teria apontado uma arma de fogo na direção de um policial. Diante da ameaça, o agente reagiu e efetuou um disparo, que atingiu a perna do suspeito. Ele foi socorrido e levado para atendimento médico.
Na mesma operação, outros dois homens foram presos. Com eles, os policiais apreenderam armas de fogo, munições, drogas e rádios transmissores, materiais que, segundo a PM, eram utilizados para o tráfico e para a comunicação entre criminosos na região.
As ações fazem parte de uma ofensiva conjunta das forças de segurança para conter os confrontos entre facções criminosas que disputam território em Guarus, especialmente nos bairros Casinhas do Nolita e Parque Prazeres. Desde o fim de semana, moradores relatam momentos de tensão, com registros de tiros e presença constante da polícia.
Adolescente apreendido


Na quinta-feira (8), um adolescente também foi apreendido no mesmo contexto. Policiais civis da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), com apoio da 134ª DP (Centro) e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam Campos), realizaram uma operação nas comunidades e localizaram o menor. Contra ele havia um mandado de busca e apreensão em aberto por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Após os procedimentos na delegacia, o adolescente foi encaminhado ao Degase para cumprimento da decisão judicial.
Reforço da PM


Como parte das medidas de reforço na segurança, um trailer da Polícia Militar foi instalado no bairro Parque Prazeres na tarde de quinta-feira (8). Segundo a PM, a presença fixa da corporação tem como objetivo inibir novos confrontos e garantir maior sensação de segurança aos moradores da região, que vive dias de apreensão em meio à escalada da violência ligada à disputa entre facções criminosas.