×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

MPRJ e PMERJ ampliam cooperação para a localização de pessoas desaparecidas

Objetivo é atuar de forma integrada com os sistemas de inteligência do Estado

Estado do RJ
Por ASCOM
5 de novembro de 2025 - 8h57
Foto: Divulgação/MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Secretaria de Estado de Polícia Militar (PMERJ) firmaram, nessa terça-feira (4), um acordo de cooperação técnica e científica para facilitar o fluxo de informações e aprimorar a integração entre os órgãos públicos na busca, identificação e localização de pessoas desaparecidas. O objetivo é integrar os sistemas de inteligência do Estado, como câmeras de monitoramento e de reconhecimento facial, junto ao banco de dados do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID).

O acordo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, pelo secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, e pela coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV/MPRJ), Patricia Leite Carvão. O PGJ destacou a importância da cooperação para o aprimoramento das buscas:

“A assinatura desse acordo de cooperação técnica integra o nosso programa de desaparecidos, o PLID, com o Centro de Comando e Controle da Polícia Militar. Neste primeiro momento, a parceria é com a PM, mas a ideia é expandir futuramente para outras instituições. Trata-se de um trabalho fundamental para viabilizar a localização de pessoas desaparecidas e minimizar o sofrimento daqueles que esperam uma resposta”, afirmou Antonio José.

O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, ressaltou o impacto prático da iniciativa: “Essa cooperação vai contribuir de forma efetiva para ampliar o nosso banco de dados, agora voltado também à identificação de pessoas desaparecidas. Isso aumenta nossa capilaridade e nossa capacidade de agir na ponta da linha, com o apoio das informações disponibilizadas pelo Ministério Público”, destacou.

Entre as metas estabelecidas estão o intercâmbio de dados e documentos sobre desaparecimentos e situações correlatas entre órgãos públicos e privados; a identificação de pessoas localizadas em situação indicativa de desaparecimento, inclusive sob custódia do Estado; e o uso de ferramentas tecnológicas integradas para auxiliar nas investigações.

Participaram da assinatura o chefe de Gabinete do MPRJ, Guilherme Schueler; a assessora da Chefia de Gabinete, Carina Senna; o coordenador da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), Reinaldo Lomba; e o gestor do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ), André Luiz de Souza Cruz. Também esteve presente o coronel Sylvio Ricardo Ciuffo Guerra, subsecretário de Comando e Controle da PMERJ.

Com informações do MPRJ.