

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL Campos) realizou, nesta terça-feira (4), o Fórum Requalificar o Centro – Diálogos para Transformação Urbana, com o objetivo de discutir caminhos para a revitalização da área central de Campos dos Goytacazes. O evento reuniu autoridades, empresários e especialistas em planejamento urbano. Entre os palestrantes estiveram o ex-prefeito de Miguel Pereira, André Português, o CEO do Grupo Aliança, Marcelo Haddad, e o especialista em Planejamento Urbano, Vicente Loureiro.


O primeiro a se apresentar foi Marcelo Haddad, que destacou experiências bem-sucedidas de requalificação no Centro do Rio de Janeiro e enfatizou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada.
“É realmente interessante como essa relação pode exigir jogo de cintura. No caso do Rio de Janeiro, a abertura da prefeitura para ouvir novas ideias é um grande passo. Isso cria um ambiente mais favorável para iniciativas inovadoras, especialmente quando se trata de transformar áreas urbanas”, afirmou.
Em seguida, Vicente Loureiro trouxe reflexões sobre os desafios contemporâneos da revitalização urbana, destacando as mudanças demográficas e comportamentais das cidades.


“O crescimento da população idosa e o aumento do uso de automóveis impactam diretamente o planejamento e a oferta de serviços. Surgem novas centralidades e formas de uso do espaço urbano. As parcerias com o setor privado, como concessões, podem ser caminhos viáveis para melhorar serviços públicos, como limpeza, iluminação e eventos que tornem os centros mais atrativos”, pontuou o especialista.
O ex-prefeito André Português, atual presidente da Miguel Pereira Tour, compartilhou sua experiência à frente da gestão municipal, reconhecida nacional e internacionalmente pela revitalização do Centro Urbano de Miguel Pereira.


“Implementamos um projeto inovador para padronizar as fachadas das lojas, concedendo isenção de IPTU por cinco anos aos empresários que aderiram. Apesar da resistência inicial, o resultado foi positivo: melhoramos a estética da cidade, geramos empregos e aquecemos a economia. As cidades precisam de planejamento e de projetos sólidos para evitar problemas de mobilidade e infraestrutura. É necessário discutir menos política e focar mais em planejamento para que as cidades possam crescer”, afirmou Português.
O presidente da CDL Campos, Fábio Paes, avaliou o fórum como uma continuação do debate iniciado no seminário do ano passado, reforçando a importância de mobilizar a sociedade para buscar soluções concretas para o Centro da cidade.


“Esse fórum é consequência do seminário realizado no ano passado. Trouxemos mais especialistas e gestores com experiências em revitalização urbana, como o ex-prefeito de Miguel Pereira, que tratou da importância da participação do governo nesse processo. O objetivo é trazer para Campos a inteligência que vem sendo aplicada em outros centros comerciais do Brasil e do mundo. Essa pauta está na CDL e em diversos segmentos da sociedade há algum tempo. Precisamos transformar essas discussões em soluções, porque elas existem”, concluiu.
LEIA TAMBÉM