Fornecedores de cana-de-açúcar, empresários do setor sucroenergético e pesquisadores da área da agronomia vão se reunir nesta sexta-feira (24), no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Campos, para o VIII Seminário da Cana-de-Açúcar. O evento, que acontece das 8h às 18h30, marca os 80 anos da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), comemorados no sábado (25).
De acordo com o presidente da Asflucan, Tito Inojosa, o encontro é um espaço de troca e atualização para o setor. “É o oitavo encontro dos fornecedores de cana, com vários palestrantes falando de variedades de cana, da questão do semiárido, da equalização do preço da tonelada para o fornecedor e do projeto de adição de água nos canais do Paraíba. Vai ter coffee break, almoço, sorteio de brindes… Então é muito importante a participação de todos”, destacou.
A programação inclui palestras sobre novas tecnologias no cultivo da cana-de-açúcar, uso de bioinsumos e o potencial do hidrogênio verde produzido a partir do etanol, tema cada vez mais relevante no contexto da transição energética. Especialistas renomados de instituições como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Embrapa, CTC e RIDESA estarão presentes, além de representantes da Frente Parlamentar da Agroenergia e da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).
Com entrada gratuita, o seminário também contará com apresentações técnicas, demonstrações práticas e debates sobre as perspectivas econômicas e ambientais do setor. As inscrições serão feitas no local, antes do início da programação.
Entre os temas de destaque estão a equalização do preço da cana para o fornecedor, benefícios da Lei do Semiárido, recuperação das comportas do Rio Paraíba e políticas públicas para o setor sucroenergético.
Programação completa:
8h – Inscrição
8h30 – Lanche
9h – Abertura
9h30 – VÉRTIX – José Bressiane | Variedade Rústicas de cana-de-açúcar USEED / NUFARM
10h – IAC – Instituto Agronômico de Campinas – Marcos Landell | Variedades de canas – IAC
10h30 – FEPLANA- Federação dos Plantadores de Cana do Brasil – Paulo Leal | Politica atual setor sucro energético
11h – Frente Parlamentar – Arnaldo Jardin | Transição energética, marco regulatório e a participação dos fornecedores de cana
11h40 – Apresentação técnica
12h20 – EMBRAPA – Pedro Lupion | Agroenergia-transição energética e biocombustível
13h – Patrocinadores
13h15 – Almoço
14h15 – Apresentação técnica
14h45 – CIDENNF – Vinicius Viana / Luiz Mario Concebida | Benefício da Lei do Semiárido
15h25 – CTC – Mario Violate | Variedades de Cana CTC
16h15 – RIDESA – Josil Júnior | Variedades de cana RB
16h55 – Assoc. dos Eng. Agronomos-RJ – Representante | Apresentação da carta de Campos 10º Congresso Estadual de Agronomia
17h35 – Comitê do Baixo Paraiba – João Siqueira | Projeto de Recurso para Recuperação Comportas , Rio Paraiba, Term. Pesqueiro e Durinho da Valeta
18h15 – Patrocinadores
18h30 – Encerramento