A água azul da praia do Canto das Pedras, no Açu, em São João da Barra, que passou a ser mais percebida no verão passado, quer ser a protagonista do verão de 2026. Em apenas um ano, a praia ganhou sérvios de hotelaria, restaurantes e bares. Além da água azul, o local encanta pela chamada Lagoa do Açu, igualmente bela. A praia, antes desconhecida, está no roteiro de muita gente para o próximo verão.
Campos vem perdendo espaço e oportunidades. O município carece de representação ativa em Brasília para a defesa de seus interesses. A descontinuidade de voos comerciais, o veto ao reconhecimento do clima regional como semiárido e a não inclusão de Campos nos projetos do contorno da BR-101 e da Ferrovia EF-118 ilustram esse cenário.
No mandato de deputado federal, Wladimir Garotinho demonstrou capacidade de articulação e entrega de resultados, o que o credencia, pela experiência acumulada, a atuar em defesa de Campos no Congresso Nacional.
Considera-se que uma atuação parlamentar em Brasília, integrada a uma gestão coesa na Prefeitura, pode converter desafios em oportunidades, ampliando a captação de investimentos estratégicos para o município. Nesse contexto, há secretários que manifestam apoio à eventual candidatura do prefeito à Câmara dos Deputados, por entenderem que a medida somaria esforços institucionais e representaria, em sua avaliação, a melhor alternativa para Campos.
O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes convida você para a abertura da exposição “Denancy Anomal: sua cidade como maior fonte de inspiração”, no dia 24 de outubro.
Com curadoria de Genilson Soares, fotografia de Mauro Ramalho e coordenação geral de Graziela Escocard, a mostra é uma homenagem à memória de Denancy Anomal, o artista campista que mais retratou a cidade em suas pinturas — transformando ruas, praças e paisagens em símbolos da nossa identidade.
A exposição é fruto da parceria com o amigo e colecionador Gottfried Stützer Junior, que doará 15 obras para o acervo do Museu Histórico, e conta com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG).
O Grupo Itagoita Motos vai inaugurar ainda neste mês de outubro, pelas bandas do bairro do IPS, mais uma loja. Só que desta vez voltada para locação de bikes elétricas. O Itagoita, genuinamente campista, tem lojas de motos espalhadas por todo o Espírito Santo e um ambicioso plano de expansão para 2026, que chama a atenção de investidores da região.
E por falar em investimentos na região, uma pegada que surge com força está relacionada à energia solar. Tem gente investindo em usinas de energia solar em áreas rurais do município. Pessoas físicas estão investindo com força neste modelo. Uma megausina sai do papel em 2026, ocupando parte de três fazendas na estrada Campos-São Fidélis.
Na última sexta-feira (17), a primeira emissora pública universitária do interior do Estado do Rio de Janeiro foi inaugurada em Campos. A Rádio Uenf 87,1 foi a protagonista de um momento histórico para a comunicação pública na região. O projeto é parte da expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio, coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que hoje conta com 165 emissoras. A solenidade de inauguração contou com o coral da Uenf, e reuniu autoridades federais, estaduais, dirigentes da EBC, reitores, professores, estudantes e locutores, marcando o início de uma nova fase de diálogo entre a universidade e a sociedade.
A Casa de Cultura Villa Maria firma, nesta semana, dois importantes acordos de cooperação com o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As parcerias acorrerão durante a Cerimônia Institucional de Abertura do III Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural, na quarta-feira (17), às 18h, na Villa Maria. A ideia é construir um plano de trabalho para transformar a Villa em uma extensão do MIS-RJ e em um uma casa de patrimônio no interior do Estado.
O Goytacaz faz o seu segundo jogo em casa pela 4ª divisão estadual de futebol, na tarde deste domingo (19), com um fator diferente nas arquibancadas. Só podem entrar no Aryzão para assistir ao confronto com o Belford Roxo, pela 5ª rodada do campeonato, mulheres e crianças. Isso por conta de uma punição aplicada ao clube de Campos. Cenário diferente, mas que pode render uma atmosfera especial.