×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Presidente da Firjan aponta principais desafios da indústria no Estado e perspectivas para a região

Ele chamou atenção para a EF-118 como maior potencial de desenvolvimento do RJ

Geral
Por Yan Tavares
16 de outubro de 2025 - 19h47
Foto: Josh

Em entrevista concedida ao J3News na tarde desta quinta-feira (16), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano, falou sobre os principais desafios e perspectivas do setor. Ele destacou a segurança pública como um grande obstáculo para investimentos no segmento e chamou atenção para a EF-118 como maior potencial de desenvolvimento do RJ:

“O Estado do Rio passa por desafios específicos e a missão da Firjan é defender os interesses do setor industrial. Neste sentido, temos atuado em temas importantes, baseados nas nossas pesquisas. Na Segurança Pública, temos estudos que indicam que três em cada cinco empresários veem dificuldades de investir, principalmente por conta dos roubos de carga”, comentou. E acrescentou:

“Há também desafios quanto à infraestrutura. O Estado tem potencial enorme para ser hub logístico, com uma expectativa muito grande na EF-118. A estrada de ferro tem projetos fantásticos, que dariam uma grande alavancada no Estado, fechando a ligação do Nordeste com o Sul do Pais e trazendo o Porto do Açu para a ligação desta malha nacional. Assim, abrindo a oportunidade de através do Porto, levar todos os fertilizantes necessários para o Centro-Oeste e trazer de lá os grãos para exportação”, complementou.

Leia também:

Com equipamentos cedidos pela Firjan, setor cerâmico de Campos inaugura laboratório de ensaios