Um levantamento da LabPop, em parceria com a DadoDado Insights estratégicos, divulgado nesta terça-feira (23), mostrou os deputados estaduais com maior influência nas redes sociais. O Índice LabPop de Influência Digital (Ilid), baseado em ferramenta de IA proprietária, abrange o mês de setembro de 2025. A deputada estadual Índia Armelau é a parlamentar mais influente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
O Ilid avalia a performance digital dos parlamentares fluminenses a partir de cinco dimensões — Presença, Popularidade, Atividade, Engajamento e Difusão — e gera uma nota única que permite comparar de forma clara a força de cada deputado nas redes sociais, sempre em relação ao seu universo de concorrentes.
“Dos 10 parlamentares mais influentes nas redes sociais, segundo o Ilid, 6 são de direita e 4 de esquerda, o que confirma o sentimento de polarização que vai dominar as eleições de 2026”, avalia Mario Marques, CEO da LabPop. “Ficar sem lado no ano que vem não é uma boa estratégia”, completou.
“O diferencial do Ilid é que ele não se limita a medir números. Nossa metodologia trata os dados de forma robusta, evidenciando quais parlamentares conseguem converter seguidores, likes e posts em impacto efetivo no debate público”, destaca João Nonato, da DadoDado.
Além de Índia Armelau, estão no top 10 Douglas Gomes, Filippe Poubel, Rodrigo Amorim, Elika Takimoto, Renata Souza, Carlos Minc, Giselle Monteiro, Flávio Serafini e Alan Lopes.
“A guerra de narrativas nas redes sociais tende a ser quente. E os campeões de votos em 2026 sairão da percepção da população nas redes sociais”, diz Mario Marques, que põe à disposição o relatório completo individual de cada parlamentar.
Veja o ranking completo, que será atualizado de três em três meses, com 69 deputados. O parlamentar Marcos Muller foi excluído por ter sido afastado pela Justiça recentemente.
Com informações da LabPop.