×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Influenciador e ex-candidato a vereador “Gualavita” é solto após três meses, em Campos

Ele foi preso em junho deste ano, acusado de extorsão

Geral
Por Redação
17 de setembro de 2025 - 19h17

Preso há três meses acusado de extorsão, o influenciador digital e ex-candidato a vereador de Campos, João Paulo Freitas Campos, conhecido como “Gualavita”, foi solto na tarde desta quarta-feira (17). A decisão de liberdade foi concedida em audiência nesta terça-feira (16), após o jovem aceitar um acordo de não persecução penal oferecido pelo Ministério Público (MP).

O acordo é uma forma de justiça penal negociada, em que o MP pode propor ao investigado o não prosseguimento da ação penal, desde que cumpridos determinados requisitos. São eles: o crime ter pena mínima inferior a 4 anos e não ter sido cometido com violência ou grave ameaça, o investigado confessar formal o delito e não haver necessidade de aplicação de pena privativa de liberdade, considerando as circunstâncias do caso.

São impostas também algumas condições: reparar o dano ou restituir a coisa em questão, renunciar voluntariamente a bens ou direitos indicados pelo MP, prestar serviço à comunidade e pagar multa ou cumprir outras condições ajustadas. Uma vez cumpridas as condições, o processo é extinto e não há ação penal. Se o investigado descumprir o acordo, o MP pode oferecer denúncia e seguir com o processo.

“Gualavita” recebeu 369 votos nas eleições de 2024, quando concorreu ao cargo de vereador de Campos, pelo União Brasil. Em junho de 2025, foi preso em uma residência no Parque Aurora, alvo de um mandado de prisão preventiva por extorsão.

Segundo a Polícia Civil, João Paulo emprestava dinheiro a juros. A investigação indicou que ele teria cometido abusos durante a cobrança das dívidas, o que motivou duas vítimas a denunciarem. A Polícia realizou buscas em sua casa e apreendeu dois veículos (entre eles, um Jeep Compass com valor de R$ 115 mil), cordões, anéis, relógios e celulares.