Com duas viaturas novas, o projeto Ronda Escolar, em São João da Barra, está intensificando o trabalho de proteção e orientação nas unidades de educação do município. Todos os dias letivos, em horários alternados, equipes da Guarda Municipal e policiais do Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis) se revezam nos três turnos escolares, levando mais segurança a alunos e profissionais das redes municipal, estadual, federal e particular, além das famílias de modo geral.
“Ainda que a Polícia Militar, por meio do 8º Batalhão, tenha a Patrulha Escolar, aqui em São João da Barra temos esse complemento para agregar ao serviço que já era realizado. Temos uma viatura destinada exclusivamente para a Ronda Escolar da Guarda Municipal e outra dos policiais do convênio que a Prefeitura tem com o Proeis para atender a todos os distritos do município”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho.
Além do serviço de ronda externa, outra ação realizada pelos agentes é o contato direto com a equipe pedagógica da unidade para entender as possíveis problemáticas de cada escola.
“As rondas são realizadas principalmente no horário de entrada e saída, quando muitos pais e outros responsáveis estão presentes. É sempre muito importante essa presença ostensiva dos órgãos de segurança, até mesmo para ouvir essas famílias que podem estar fazendo algum apontamento que seja interessante para a ação dos órgãos de segurança. Além disso, as nossas equipes entram no ambiente escolar, fazem contato com a direção da escola a fim de atender todas as demandas que possam eventualmente surgir e entender também a dinâmica de cada escola e as suas peculiaridades”, completou.
Da sede do município ao quinto distrito, a percepção dos pais é que a Ronda Escolar já traz resultados positivos.
“Quando eu vejo a Ronda aqui, com certeza eu fico mais tranquila, porque sei que a minha filha está mais protegida, porque a gente está vivendo em um mundo que está completamente perigoso. Então, de certa forma, ter uma ronda aqui ajuda muito, até mesmo dentro da escola, pois, infelizmente tem alguns alunos que desrespeitam os professores”, avaliou Nathalie Manhães, mãe de uma aluna do nono ano da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec).
Da mesma opinião compartilhou Cassandra Policarpo, mãe de uma estudante do Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea I), em Mato Escuro. “É importante, tanto pela segurança das crianças, como também dos pais. Dá uma confiança para poder a gente ter aquela tranquilidade que nossos filhos estão protegidos na escola”, destacou a moradora do quinto distrito.
Perfil de cada escola é mapeado
Com as duas novas viaturas disponibilizadas no fim do mês passado, a partir de um convênio entre a Prefeitura e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, as equipes estão fazendo também um mapeamento do perfil de cada escola, para além das 39 unidades da rede municipal, e oferecem também palestras de orientação aos estudantes.
“O patrulhamento é de acordo com a necessidade de cada escola. Tem algumas que têm a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vai até as 22h, então vamos estender o nosso trabalho até para atender todas as demandas de cada escola, não deixando nenhuma fora da Ronda Escolar. Estamos levando mais segurança e protegendo cada vez mais as escolas do nosso município”, afirmou o comandante da Guarda Civil Municipal, Jonas Figueiredo, acrescentando que são disponibilizados canais diretos de comunicação à equipe escolar.
Em Cazumbá, também no quinto distrito, a diretora adjunta da Escola Municipal Luiz Délio Mendonça, Izabel Cristina Benvindo, ressaltou a importância da relação construída pelos agentes da ronda com os alunos. “Essa integração da Educação com a Segurança é muito boa, porque trouxe orientações que os nossos adolescentes estavam realmente precisando ouvir. Eles entenderam que a presença de um agente de segurança não é para punir, é para ajudar as regras a serem cumpridas. Eu gostei muito, a escola também gostou e nós agradecemos a presença deles aqui”, pontuou a diretora.
O contato diário feito com a equipe pedagógica da escola é outro ponto elogiado. “A Ronda Escolar nas unidades é algo muito importante para nós que estamos na gestão e também para a proteção dos nossos alunos. A gente sabe que isso vale muito a pena quando ela está próxima de nós”, avaliou a diretora do Cmea II, em Grussaí, Karolyne Alves.
“Com a integração entre as secretarias, estamos construindo um ambiente escolar mais protegido, acolhedor e favorável ao aprendizado, pois essa iniciativa amplia a confiança das famílias e assegura que nossos alunos e profissionais da educação tenham tranquilidade para desempenhar suas atividades”, frisou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.
Com a Ronda Escolar, quando detectado algum problema que extrapola os limites da atuação da Segurança Pública, as equipes encaminham as demandas a outras secretarias, como, por exemplo, a de Assistência Social e Direitos Humanos, buscando atender não só o aluno, mas também a família.
Fonte: ASCOM/ PMSJB.