Campos está apostando forte nas expectativas econômicas, tanto que o novo shopping, o Athenas Mall, vendeu 60% do seu espaço em menos de dois meses, prometendo ser uma espécie de catedral do consumo com lojas de alto padrão. Tudo isso é bom para o ambiente dos negócios da cidade, gerando neste primeiro momento mais de uma centena de empregos na construção civil. São 106 lojas e 56 salas comerciais. Sucesso ao empreendimento.
Sucesso total a programação especial da OAB Campos pelo Mês da Advocacia. Casa cheia todos os dias, começando pela emocionante peça “Luiz Gama – uma voz pela liberdade”. Quinta-feira última, foi a vez das homenagens aos advogados Elson da Silva Leal, Márcia Marília Terra Teixeira, Regina Célia Carneiro de Castro Freitas e Wander Lugon Malafaia. Também houve palestra do renomado Waldir Nilo Passos Filho sobre “Os desafios da Advocacia”. Presidente da 12ª Subseção, Mariana Lontra Costa classificou como “muito positivo” este período de confraternizações. A agenda continua nesta segunda, com evento voltado para estagiários e que terá presença de representantes de todas as faculdades de Direito de Campos.
O empresário Eike Batista volta a falar na sua super cana, desenvolvida em São Paulo. Segundo ele, agora o projeto ganhou um grande investidor capaz de viabilizar todas as etapas. No primeiro momento, Eike pretendia produzir essa cana como projeto piloto em terras de Campos e de Quissamã. Pode ser uma grande virada na produção de etanol e de biomassa.
Cinco novas plataformas de petróleo serão instaladas na Bacia de Campos e outras existentes serão turbinadas para um segundo tempo de exploração de petróleo e gás. A Bacia de Campos, que tem 50 anos, volta a ser a cereja do bolo da Petrobras, sendo a área preferencial de investimentos da empresa. Boa notícia para os municípios produtores, principalmente Campos e São João da Barra. Os primeiros passos desses investimentos já começaram e serão intensificados em 2026.
É grande o inconformismo com a decisão da empresa Azul, que diz que não existir solução para retomar os voos domésticos no Aeroporto de Campos. Entidades que representam classes produtivas e empresas pretendem fazer baralho e exigir que saia voando uma solução imediata para o problema que se arrasta. Vem um grande movimento por ai.
Franquia de fast food considerada de alto padrão, que andou por Campos e depois saiu, está de volta. Faz parte de uma grande rede de restaurantes espalhadas pelo país, sendo conhecida por seus imensos sandubas que medem entre 15 e 30 centímetros a gosto do cliente. O novo local em espaço em Campos já foi definido e equipes estão em treinamento.
O empresário Eduardo Chacur, conhecido como o “homem do Centro”, título do seu livro escrito pelo jornalista Renato Wanderley, atualizou sua história e o livro terá uma segunda edição, com acréscimos pertinentes. Eduardo Chacur é um dos grandes incentivadores do comércio do centro de Campos.
Como o assunto é livro, o advogado campista Evandro Barros vai lançar o seu oitavo com o título de “Etiqueta Política volume 2”. Evandro é um grande estudioso do Direito, sempre discípulo do advogado e jornalista Dr. Fernando da Silveira. O lançamento do novo livro acontece em outubro.
A coluna publicou há um mês que uma empresa com sede em São Paulo estava explorando terras raras na Região Norte Fluminense para exportação. O investimento, em Buena, é conhecido por suas reservas de monazita, que foram exploradas pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e suas antecessoras como a Nuclemon. Nunca as chamadas terras raras estiveram tão em voga no cenário mundial.