A Casa Horizonte recebeu nesta quarta-feira (13) 1666 latas de suplementos alimentares para pacientes oncológicos assistidos no município. A doação foi feita pelo Sicoob Sul ao Instituto do Câncer do Norte Fluminense e direcionada à Casa, que acolhe pacientes que se deslocam de outras cidades para serem atendidos pelo SUS em Campos.
“O câncer é uma doença que é debilitante. Então, o paciente com diagnóstico de câncer, por uma condição orgânica, ele já se alimenta de uma forma pior. Às vezes esse paciente tem tumores em regiões que dificultam a digestão, como a boca, o estômago, o esôfago, a própria orofaringe, de uma forma geral. Então, esse é um paciente que precisa de muito aporte calórico em pouco volume e os suplementos ajudam nessa forma, que o paciente pode se alimentar mais vezes durante o dia com quantidades menores e tá aportando a mesma quantidade, na mesma necessidade calórica que ele tem, sem perder muito peso, sem debilitar muito e com isso ele chega ao final do tratamento e com certeza tem um resultado melhor”, destacou Diogo Neves, diretor do Grupo IMNE e presidente do Instituto do Câncer do Norte Fluminense, que destaca que neste ano houve um crescimento de cerca de 30% na arrecadação de suplementos em relação à 2024.
A iniciativa compõe o “Dia de Cooperar”, que acontece desde 1996 e hoje tem uma série de atividades solidárias no país inteiro. O Sicoob Sul promove ações para a iniciativa há 11 anos. As doações foram adquiridas através de campanha do Sicoob Sul juntos aos seus cooperados.
“Foram arrecadadas 11 mil latas de suplemento alimentar para doação a casas de apoio, casas que cuidam de pessoas que estão em tratamento oncológico. Essas 11 mil latas, 7 mil delas, foram arrecadadas aqui no estado do Rio de Janeiro, e fizemos a ação aqui no estado do Rio, em Itaperuna, Campos, Cabo Frio, Macaé e Nova Iguaçu. É um evento que enche a gente de alegria, de satisfação, porque tem tudo a ver com a essência do cooperativismo da gente atuar não só economicamente, mas também socialmente, nos municípios onde nós temos participação, onde nós temos agência”, comentou o diretor de negócios do Sicoob Sul, Carlos Henrique Bispo.