×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CDL Campos encerra circuito de quadrilhas e reforça a cultura popular no coração da cidade

Apresentações fazem parte do projeto “Viva+ o Centro”, que busca resgatar o movimento e o valor histórico da região central da cidade

Campos
Por Leonardo Pedrosa
1 de agosto de 2025 - 17h37

O Calçadão da Avenida 7 de Setembro, no Centro de Campos, recebeu nesta sexta-feira (1) o encerramento do Circuito de Quadrilhas e Forró, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Campos, dentro da campanha Viva+ o Centro. O evento reuniu dança, música e cultura popular, atraindo moradores e comerciantes para celebrar a tradição das festas juninas em pleno coração da cidade.

A ação, segundo o presidente da CDL, Fábio Paes, é parte de um esforço para revitalizar a área central de Campos por meio de atividades culturais e promocionais. “Muito bacana o que a gente está conseguindo realizar aqui. São quatro semanas de apresentação de forró, de quadrilha, a gente está trazendo a cultura popular para o Centro da cidade de novo, que é um palco natural das apresentações e com isso a gente está mudando e ressignificando a experiência do consumidor no Centro, porque traz alegria, traz motivação, traz beleza e cultura no fundo”, destacou.

Fábio Paes

Durante quatro semanas, o circuito contou com apresentações de grupos filiados à Liga das Danças Folclóricas (Lidanfoc). Participaram as quadrilhas “Chico Chega, Mas Não Entra”, “Águia de Ouro” e o grupo “Sonho Livre”, que se revezaram nas apresentações ao longo de julho. A despedida ficou por conta da quadrilha “Explode Coração de Alegria”, do bairro da Penha.

“Estar participando, mostrando nossa quadrilha para o público, para os idosos, crianças, foi muito importante. Muitos deles não podem ver uma apresentação assim, porque geralmente é à noite. E ainda gratificante por ser no centro, de dia. Agradeço muito à CDL por nos proporcionar esse convite maravilhoso e também a Liga de Campos, que também nos dá muito suporte”, disse a presidente do grupo, Natália Onofre.

Franciara Araújo, de 31 anos, que representou a noiva da quadrilha, contou que a paixão pela dança começou na infância e se renova a cada apresentação. Para ela, ações como essa podem ajudar a despertar o interesse das novas gerações pela cultura das festas juninas.

“É muito importante a gente estar aqui hoje. Eu danço com a quadrilha desde a escola com meus nove anos de idade, então acredito que o amor cresce desde pequeno, como o meu cresceu. E fazendo o que estão fazendo aqui hoje, crianças vão se apaixonar assim como eu me apaixonei. Quando entrei era quadrilha de roça e hoje estamos com a quadrilha estilizada. É uma luta muito grande, não é fácil a gente ter essa mudança, mas graças a Deus hoje temos uma Liga que luta por nós. A luta ainda não acabou, porque são muitos obstáculos que temos para conseguir colocar uma quadrilha na rua”, afirmou.

Franciara Araújo

A presidente da Lidanfoc, Leila Barbosa, ressaltou o incentivo à cultura. “Estávamos precisando disso. Somos uma liga com 44 quadrilhas, e a Explode Coração é uma quadrilha da Penha, que já foi para Niterói, temos uma quadrilha que ganhou o festival em Rio das Rochas e foi convidada para o nacional em Alagoas. Então nós agradecemos muito a CDL, porque isso ajuda muito a eles, que estão sempre precisando desse incentivo”, disse.

Viva+ o Centro – Com o slogan “onde comprar é um barato”, a campanha reforça os diferenciais da área central de Campos, como variedade de produtos, preços acessíveis, atendimento personalizado e o valor histórico-cultural dos estabelecimentos. Entre os destaques da programação está a 33ª edição da Feira de Preços Especiais (FEPE), que será realizada de 3 a 7 de setembro, na Praça São Salvador.