×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Julho Verde: saúde e informação em iniciativa do Hospital Dr. Beda no Flamboyant

Campanha nacional de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço acontece durante o mês de julho, com o objetivo de conscientizar sobre a doença

Geral
Por Yan Tavares
26 de julho de 2025 - 15h26

Saúde, informação e movimento tomaram conta da Praça do Flamboyant 1, na manhã deste sábado (25), em ação do Hospital Dr. Beda pelo Julho Verde. A campanha nacional de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço acontece durante o mês de julho, com o objetivo de conscientizar sobre a doença, bem como destacar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

A ação no bairro do Flamboyant levou à população informações sobre como a doença pode surgir, quais as principais causas e como a descoberta na fase inicial pode ser decisivo. Além de informar, a iniciativa proporcionou ao público uma manhã leve, saudável e descontraída, com aulas de atividades físicas, dança, massagem, aferição de pressão e salada de frutas no cardápio.

Foto: Silvana Rust

“É um câncer que não é tão incomum assim, mas é pouco falado. Por isso, realizamos esse evento, visando levar informações à população sobre os fatores de risco e ter mais condições de prevenir”, destacou o cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Dr Beda, Raphael Sepulcri. O especialista destaca ainda que as principais fatores que podem causar a doença, são alcoolismo, tabagismo e contaminação pelo vírus HPV. O que evidencia a importância de conscientizar a população.

Também cirurgiã de cabeça e pescoço, a médica Thaís Valentim compõe a equipe multiprofissional da Unidade II do Hospital Dr. Beda. Ela destaca que as chances de cura da doença aumentam significativamente:

Foto: Silvana Rust

“Muitas pessoas não conhecem esse tipo de câncer, não sabem como surge e como podem identificar. Apesar disso, ele se faz muito prevalente. Por isso a relevância dessa campanha. Quando as pessoas procuram a atenção médica de maneira antecipada, as chances de cura ultrapassam 90%”, disse.

Além dos especialistas, a equipe multiprofissional é composta ainda por fisioterapeuta oncológico, nutricionista, profissionais de enfermagem, psciologia e serviço social.

Foto: Silvana Rust

“Nosso objetivo com a campanha é fazer com que a população saiba cada vez mais da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Enquanto fisioterapeuta, gostaria de chamar atenção para a equipe multiprofissional, porque todos nela são responsáveis por ações que importantes na prevenção e no tratamento”, comentou o fisioterapeuta oncológico, Pedro Henrique Monteiro.

A nutricionista Dalila Dutra reforça o papel importante que uma equipe como a Unidade II do Hospital Dr, Beda tem no acompanhamento de pacientes com a doença:

Foto: Silvana Rust

“A presença da equipe é muito importante. Porque esses pacientes muitas das vezes já chegam para a gente muito debilitados, bastante emagrecidos, sem conseguir comer. E, para que a gente tenha uma cirurgia e um tratamento de sucesso é necessário um aporte nutricional muito intenso. Costumo dizer que ninguém caminha sozinho. E nestes casos, de pacientes tão debilitados, é hora de acolher e entender os melhores caminhos para a cura. Por isso, a relevância de ter toda uma equipe dando suporte”, comentou.

A coordenadora de enfermagem da Unidade II do Hospital Dr. Beda, Lindinalva de Souza, destacou a importância de realizar uma iniciativa como essa, aberta ao público:

Foto: Silvana Rust

“É muito importante a gente levar nossas ações e o nosso trabalho para fora do hospital, apresentar ao público informações sobre as doenças e também o que fazemos para ser o mais eficaz possível no tratamento e na cura dos pacientes”, pontuou.