×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

UTI do Dr. Beda é certificada entre as melhores do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, unidade é a única de Campos com a certificação Top Performer

Saúde
Por Ocinei Trindade
7 de abril de 2025 - 0h02
Pioneirismo|UTI é a única de Campos a receber o selo (Foto: Ocinei Trindade)

A Unidade de Terapia Intensiva que funciona no primeiro andar do Hospital Geral Dr. Beda obteve, pela segunda vez, o Selo Top Performer, certificação concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e pela Epimed, sistema desenvolvido para gestão e análise de informações clínicas em todo o país. É a única UTI de Campos dos Goytacazes que possui esse tipo de certificação, destacando-se entre 35 unidades fluminenses e entre 200 UTIs em todo o território nacional. O selo Top Performer foi concedido ao Beda em 2024 pela eficiência da terapia intensiva praticada, repetindo o feito este ano.

O médico intensivista e coordenador das UTIs do Hospital Beda, Bruno D’Ávila, comentou sobre fazer parte de um seleto grupo de UTIs do Brasil e da Europa, e sobre o uso do sistema Epimed, adquirido pela instituição em Campos. “Vários hospitais utilizam esse sistema e, através dele, a Amib realiza um estudo chamado UTIs Brasileiras, para conceder a certificação de Top Performer, ou seja, de uma UTI eficiente. A nossa UTI conseguiu o certificado pelo segundo ano consecutivo”, destaca.

Os médicos Marcelo D’Ávila e Afonso Celso Faria fazem parte da equipe de coordenação da UTI do primeiro andar do Hospital Dr. Beda há muitos anos. O reconhecimento nacional pela eficiência do setor foi comemorado por eles e por toda a equipe de profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva.

“A nossa UTI conseguiu o certificado Top Performer, mas o que quer dizer isso e o que foi avaliado? O estudo mostra uma taxa de mortalidade padronizada junto com uma taxa de utilização de recursos, também padronizada. Quem estivesse com um percentual abaixo de 33% receberia o selo de Top Performer. Isso é muito importante porque mostra que a nossa UTI tem uma taxa de mortalidade baixa com custo igualmente baixo. Então, isso é bom para os pacientes, é bom para o hospital e é bom para os planos de saúde. É importantíssimo. Conseguimos esse selo pelo segundo ano consecutivo e esperamos manter esse padrão por muitos anos”, explica o doutor Marcelo D’Ávila.

Ainda de acordo com o coordenador Marcelo D’Ávila, a Unidade de Terapia Intensiva do Beda certificada com o selo Top Performer possui 14 leitos. “Trata-se de uma UTI geral, com predominância de pacientes clínicos e cardiológicos. Eventualmente recebemos pacientes cirúrgicos, mas esses ficam, em sua maioria, em outra unidade. Temos uma taxa de ocupação em torno de 80% ao mês”, comenta.

O Hospital Geral Dr. Beda também conta com outras três Unidades de Terapia Intensiva. Há perspectiva de que a certificação Top Performer possa se estender aos outros setores.

“Sim. Trabalhamos para que todas as UTIs tenham certificação e reconhecimento merecidos. Temos excelentes profissionais e equipamentos. Há uma UTI com sete leitos, que é basicamente cirúrgica — e que é avaliada de uma forma diferente —, e uma outra UTI com 12 leitos na unidade 2, que é oncológica. A possibilidade de todas as UTIs também conquistarem essa certificação é muito grande. A gente espera que todas as UTIs do Hospital Dr. Beda consigam esse selo. Para a equipe, isso é muito satisfatório, é motivo de comemoração. Somos o único hospital de Campos que conseguiu esse certificado. Estamos entre os 35 hospitais do estado do Rio de Janeiro que alcançaram essa distinção”, finaliza Marcelo D’Ávila.