Esta coluna já abordou esse tema, quando Leila Velasco ocupava uma das secretarias do município de Cambuci. Agora, ela é presidente da Câmara de Vereadores da cidade e, nesta condição, quer homenagear até o final do ano sua xará e conterrânea Leila Pereira, dona da Crefisa e presidente do Palmeiras (SP), uma das mulheres mais ricas e poderosas do país. Leila Pereira nasceu em Cambuci, e a cidade deseja fazer uma grande festa para a filha ilustre, com as devidas condecorações. Nascida em Cambuci, Leila Pereira passou a adolescência em Rio das Ostras e depois voou para o mundo. Em entrevistas, sempre que é questionada sobre sua origem, a bilionária e dirigente de um dos maiores clubes de futebol do país exalta a pequena Cambuci. Essa homenagem deve ocorrer no final do ano, com Leila visitando a cidade. Detalhe: o nome da vereadora foi dado exatamente para homenagear Leila Pereira.
O Distrito de Cajueiro, em São João da Barra, voltou a fazer jus ao seu nome. A fruta, que nas últimas décadas enfrentou a praga da mosca-branca, volta aos poucos a fazer parte do cenário, e já existem áreas destinadas ao seu cultivo. Para resolver a praga da mosca-branca, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) entrou em cena, e parece que a ação rendeu frutos.
E como o assunto é Macaé, vamos destacar a presença, na CDL de Campos, na semana passada, do prefeito da cidade, Welberth Rezende, que veio a convite do presidente da entidade, Fábio Paes, para abrir um ciclo de conferências sobre Desenvolvimento Regional. Estiveram presentes no evento, que lotou o auditório da CDL, a diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques.
O professor e astrônomo Marcelo Souza, presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, comemorou a inclusão de uma pousada da região do Parque do Desengano, área do Imbé, BA, na certificação Dark Sky Approved Lodging, um movimento que defende a preservação do céu noturno para a contemplação de astros e estrelas. Essa certificação foi concedida à pousada Verbicaro, que existe desde 2007 e tem acesso por Santa Maria Madalena, município serrano que faz parte do Parque Nacional do Desengano, juntamente com Campos e São Fidélis. Este é o primeiro ponto do Brasil a receber essa certificação. Existem outros cinco pontos que estão nos Estados Unidos.
Parte da equipe da produtora que vai filmar o longa-metragem Na Beira do Mundo em Atafona desembarcou no balneário e os trabalhos começaram ontem. São cerca de 60 pessoas. Como dito e sabido, é uma produção de grande porte, com até a participação da Globo Filmes. Um dos focos do roteiro é exatamente o avanço do mar sobre a praia, o que vem acontecendo desde a década de 1970. Hoje, estima-se que o mar esteja avançando três metros por ano em Atafona, e essa medida pode aumentar. A área é considerada crítica pela ONU, no que se refere aos efeitos do aquecimento global no litoral brasileiro.
A Brasil Port Logística, uma das grandes empresas ancoradas no Porto do Açu, em São João da Barra, colocou todo o seu time para participar do J3 Run Fest. A empresa inova ao assumir o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores, criando a BPORT em Movimento, para incentivar a prática de atividades físicas e fortalecer o espírito de equipe. Conta com o apoio de profissionais capacitados, que fornecem orientações e planilhas de treino para auxiliar no desenvolvimento e evolução dos colaboradores. Ponto positivo, pois a iniciativa reforça a importância do esporte como ferramenta de integração e desenvolvimento pessoal.
No momento em que Campos comemora 190 anos, é necessário destacar a única chácara centenária urbana da cidade, que fica no início da avenida José Carlos Pereira Pinto, totalmente preservada. Construída em 1870, desde 1916 ela pertence à família Custódio Vieira, que a trata como um brinco. A família agradece ao Instituto Histórico e Geográfico de Campos, que fez um trabalho de resgate de toda a história do imóvel.