O professor e astrônomo Marcelo Souza, presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, comemorou a inclusão de uma pousada da região do Parque do Desengano, área do Imbé, BA, na certificação Dark Sky Approved Lodging, um movimento que defende a preservação do céu noturno para a contemplação de astros e estrelas. Essa certificação foi concedida à pousada Verbicaro, que existe desde 2007 e tem acesso por Santa Maria Madalena, município serrano que faz parte do Parque Nacional do Desengano, juntamente com Campos e São Fidélis. Este é o primeiro ponto do Brasil a receber essa certificação. Existem outros cinco pontos que estão nos Estados Unidos.
Esta coluna já abordou esse tema, quando Leila Velasco ocupava uma das secretarias do município de Cambuci. Agora, ela é presidente da Câmara de Vereadores da cidade e, nesta condição, quer homenagear até o final do ano sua xará e conterrânea Leila Pereira, dona da Crefisa e presidente do Palmeiras (SP), uma das mulheres mais ricas e poderosas do país. Leila Pereira nasceu em Cambuci, e a cidade deseja fazer uma grande festa para a filha ilustre, com as devidas condecorações. Nascida em Cambuci, Leila Pereira passou a adolescência em Rio das Ostras e depois voou para o mundo. Em entrevistas, sempre que é questionada sobre sua origem, a bilionária e dirigente de um dos maiores clubes de futebol do país exalta a pequena Cambuci. Essa homenagem deve ocorrer no final do ano, com Leila visitando a cidade. Detalhe: o nome da vereadora foi dado exatamente para homenagear Leila Pereira.
O Distrito de Cajueiro, em São João da Barra, voltou a fazer jus ao seu nome. A fruta, que nas últimas décadas enfrentou a praga da mosca-branca, volta aos poucos a fazer parte do cenário, e já existem áreas destinadas ao seu cultivo. Para resolver a praga da mosca-branca, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) entrou em cena, e parece que a ação rendeu frutos.
E como o assunto é Macaé, vamos destacar a presença, na CDL de Campos, na semana passada, do prefeito da cidade, Welberth Rezende, que veio a convite do presidente da entidade, Fábio Paes, para abrir um ciclo de conferências sobre Desenvolvimento Regional. Estiveram presentes no evento, que lotou o auditório da CDL, a diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques.
Parte da equipe da produtora que vai filmar o longa-metragem Na Beira do Mundo em Atafona desembarcou no balneário e os trabalhos começaram ontem. São cerca de 60 pessoas. Como dito e sabido, é uma produção de grande porte, com até a participação da Globo Filmes. Um dos focos do roteiro é exatamente o avanço do mar sobre a praia, o que vem acontecendo desde a década de 1970. Hoje, estima-se que o mar esteja avançando três metros por ano em Atafona, e essa medida pode aumentar. A área é considerada crítica pela ONU, no que se refere aos efeitos do aquecimento global no litoral brasileiro.
A Brasil Port Logística, uma das grandes empresas ancoradas no Porto do Açu, em São João da Barra, colocou todo o seu time para participar do J3 Run Fest. A empresa inova ao assumir o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores, criando a BPORT em Movimento, para incentivar a prática de atividades físicas e fortalecer o espírito de equipe. Conta com o apoio de profissionais capacitados, que fornecem orientações e planilhas de treino para auxiliar no desenvolvimento e evolução dos colaboradores. Ponto positivo, pois a iniciativa reforça a importância do esporte como ferramenta de integração e desenvolvimento pessoal.
No momento em que Campos comemora 190 anos, é necessário destacar a única chácara centenária urbana da cidade, que fica no início da avenida José Carlos Pereira Pinto, totalmente preservada. Construída em 1870, desde 1916 ela pertence à família Custódio Vieira, que a trata como um brinco. A família agradece ao Instituto Histórico e Geográfico de Campos, que fez um trabalho de resgate de toda a história do imóvel.