A Secretaria Municipal de Defesa Civil continua acompanhando as ações que estão sendo executadas no imóvel localizado na Rua Doutor Lacerda Sobrinho, interditado pelo órgão, após parte do telhado do prédio ceder.
Mediante ao cenário de risco, o proprietário foi notificado a iniciar, em caráter emergencial, a demolição da construção, iniciada nesta sexta-feira (28), que se estenderá até domingo (30). Os entulhos serão retirados no feriado da Semana Santa, para não impactar o comércio.
As chuvas dos últimos dias agravaram as condições do telhado. Com apoio de equipes da Guarda Civil Municipal, a rua foi interditada e foram colocadas estruturas de gelo baiano nos cruzamentos das Ruas Formosa e João Pessoa.
Mas, a Defesa Civil alerta para o risco e solicita a colaboração de pedestres, ciclistas e motociclistas de forma a não romperem o bloqueio e transitarem no trecho da Lacerda Sobrinho que foi interditado.
De acordo com o secretário da pasta, Alcemir Pascoutto, a estrutura já havia sido vistoriada pelas equipes do órgão municipal e os proprietários notificados.
“Houve um afundamento do telhado, mas toda essa estrutura já foi vistoriada pela Defesa Civil em outros momentos e havíamos emitido parecer técnico a respeito das condições do prédio. Outros segmentos do governo acompanham as condições do prédio. É o caso do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos dos Goytacazes (Coppam), por se tratar de um prédio tombado. Nós já estamos tomando medidas técnicas para retirarmos o risco que está presente e não colocar pessoas em situação de vulnerabilidade”, falou o secretário.
A Defesa Civil reforça a orientação a população.
“As rachaduras na estrutura do imóvel são intensas e existem inclinações. Nós estamos em um período em que temos possibilidades ainda de chuvas, ventanias, o que pode agravar a situação. Por isso, fazemos um apelo aos munícipes para que que não trefeguem pelo local, evitando possíveis acidentes”, concluiu Pascoutto.
Fonte: Prefeitura de Campos