Campos celebra na próxima sexta-feira (28), 190 anos da sua elevação à categoria de cidade. Em 28 de março de 1835, a Vila de São Salvador tornava-se a então cidade de “Campos dos Goitacazes”.
Porém, especialistas destacam outras datas importantes e marcantes para a história campista. Em entrevista ao J3News, a historiadora Rafaela Machado faz um apanhado sobre cada uma destas datas.
Em entrevista ao J3News, a historiadora Rafaela Machado faz um apanhado sobre cada uma destas datas.
“O que hoje chamamos de Campos dos Goytacazes fazia parte, inicialmente, da então capitania de São Tomé, logo rebatizada de Paraíba do Sul, e doada pelo rei de Portugal, dom João III, ao fidalgo Pero de Góis no ano de 1534, obviamente, à revelia dos legítimos donos dessas terras, os indígenas Goitacá. No entanto, ponto importante a ser destacado é que a fundação por aquele donatário da Vila da Rainha, junto ao rio Itabapoana, foi um dos primeiros empreendimentos coloniais da América Portuguesa, em 1539, e disso ainda pouco falamos”, relembra.
Seguindo a programação da semana sobre o tema, o destaque desta quinta-feira (27) fica por conta do 29 de maio de 1677:
“No ano de 1674, a capitania da Paraíba do Sul foi doada a dois dos filhos de Salvador Correia, dando início ao efetivo domínio e controle de sucessivos viscondes de Asseca sobre a região. A doação vinha, portanto, acompanhada da obrigatoriedade de se formalizar a criação de duas vilas, o que se deu quando Martim Correia Vasqueanes, governador capitão, como legítimo representante do donatário, já então o segundo visconde de Asseca, fundou a vila de São Salvador, em 29 de maio de 1677, e a vila de São João da Praia, em 18 de junho do mesmo ano”, detalha. E acrescenta:
“Nesse momento, a vila de São Salvador contava com cerca de 150 moradores e cinco freguesias: São Salvador, São Gonçalo, Santo Antonio dos Guarulhos, Nossa Senhora das Neves e Santa Rita e Nossa Senhora do Desterro do Capivari. Portanto, eis aqui a origem de outra importante data, o 29 de maio de 1677. Se levarmos em consideração a permanência e constância da empresa colonial, deveríamos celebrar a data de 29 de maio de 1677, data na qual foi oficialmente fundada a Vila de São Salvador da Paraíba do Sul”, complementa.
Nesta sexta-feira (28), o J3 volta deste ponto, para um novo resgate à história de Campos.
Leia também:
Campos, 190 anos ou mais? Relembre a história do 8 de dezembro de 1633
Campos, 190 anos ou mais? Relembre a história do 1º de janeiro de 1653