A Prefeitura de São João da Barra publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (19) o aviso de licitação para a contratação de uma empresa especializada na realização de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) com foco na contenção da erosão costeira.
A publicação indica que o município busca avaliar novas estratégias para enfrentar o avanço do mar, especialmente em áreas como Atafona, uma das mais afetadas. O estudo seguirá as diretrizes do Guia de Prevenção e Proteção à Erosão Costeira e a Lei 14.714/2023, que trata da prevenção e controle da erosão em municípios litorâneos.
A abertura das propostas será no dia 16 de abril, de forma eletrônica, pela plataforma Licitanet. O edital completo está disponível nos sites da prefeitura e da Licitanet.
No último dia 16, o J3News publicou uma reportagem sobre o avanço do mar em Atafona. A erosão costeira no local é um problema que remonta à década de 1950 e que avança rapidamente, causando a destruição de mais de 500 construções, incluindo casas, comércios, ruas e escolas. Esse fenômeno afeta diretamente moradores, turistas e veranistas da região. Em busca de soluções eficazes, a SOS Atafona está mobilizando diversos grupos comunitários para realizar um ato público, com o objetivo de promover a preservação da praia de Atafona, de sua fauna e das casas que ainda resistem às forças da areia e da água. A manifestação, que visa cobrar ações imediatas, está marcada para o dia 23 de fevereiro, às 9h, com início na Praça da Entrada de Atafona, seguindo até o trevo da cidade.
Leia a reportagem completa aqui.