Fiéis cumprem a tradicional Caminhada de Santo Amaro - J3News
×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fiéis cumprem a tradicional Caminhada de Santo Amaro

Caminhada de cerca de 40 quilômetros reúne devotos que cumprem percurso em um ato de fé e gratidão ao padroeiro da Baixada Campista

Cultura
Por ASCOM
15 de janeiro de 2025 - 8h08
(Foto: Vadinho Ferreira)

O dia de Santo Amaro, nesta quarta-feira, 15 de janeiro, é marcado pela tradicional caminhada dos fiéis, que iniciaram o percurso de cerca de 40 quilômetros, do Centro de Campos dos Goytacazes até  o distrito da Baixada Campista, na noite desta terça (14). A caminhada é uma romaria em sinal de agradecimento às gracas alcançadas por intermédio do Santo Padroeiro da Baixada Campista. 

No começo da noite, os primeiros fiéis se concentraram em pontos estratégicos para iniciar a Caminhada de Santo Amaro, como o trevo da RJ 216 (Campos-Farol). Fé e devoção deram à auxiliar administrativa, Michele Rosa, de 45 anos, ânimo para, junto com o esposo Luiz Maurício Tavares, 50, enfrentar o longo percurso.

“Todo ano nós fazemos a caminhada até Santo Amaro. Na verdade, começou através da fé do meu marido, que fez a promessa, e eu vinha acompanhá-lo. Agora, já tem sete anos que estamos nessa caminhada juntos”, contou.

Leia também: Festejos de Santo Amaro movimentam Baixada Campista

A tradicional caminhada de Santo Amaro conta com quatro pontos de apoio, sendo o primeiro no Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), no Parque Tropical, o segundo em Mineiros, depois em Baixa Grande e o último próximo a chegada de Santo Amaro. A secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, fala da tradição e destaca a importância da maior festa religiosa da região. 

‘‘Tudo preparado para dar apoio ao grande número de romeiros que passarão, da noite de hoje até amanhã, cumprindo o Caminho de Santo Amaro. Estaremos em quatro pontos ao longo da estrada, dando apoio aos fiéis. São 292 anos de tradição. É uma festa de alta relevância para fé católica, bem como para o desenvolvimento do turismo religioso do município, que cresce a cada ano. A Festa de Santo Amaro reúne tradição, história e a cultura da Baixada”, concluiu a secretária.

Os pontos de apoio contarão com aferição de pressão e glicose, distribuição de águas e frutas. Além disso, representantes de diversas secretarias municipais estarão nos quatro pontos, para dar apoio aos romeiros.