Uma posse festiva na próxima quinta-feira (16) marca o retorno de Fábio Paes à presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos. Tendo assumido o cargo desde 1º de janeiro, ele estará junto aos novos membros dos Conselhos Diretor e Fiscal na cerimônia que será realizada às 19h30, na sede da entidade. Ele terá como vice-presidente Roberto Teixeira Escudine Jr.
CEO de duas empresas na cidade, Fábio Paes já atuou como vice-presidente de Relações Institucionais da CDL Campos em 2024. Com experiência no setor público, já foi secretário de Comércio, Indústria e Turismo do município, além de professor nas áreas de Administração, Varejo e Comunicação Empresarial.
Ele volta à presidência da CDL Campos após 28 anos. Quando assumiu em 1996, fez história ao se tornar o presidente mais novo eleito em uma CDL em todo o país, com apenas 25 anos. Agora, retorna com grande expectativa e o sentimento de um compromisso enorme a cumprir.
“Tanto na primeira vez quanto agora, o sentimento é de muita responsabilidade. Na primeira vez, porque eu era o presidente mais novo do Brasil, assumindo uma entidade da envergadura da CDL, que é a Casa com a maior representatividade empresarial aqui da região. A minha gestão foi bastante elogiada da primeira vez, o que gera uma certa expectativa pelo meu retorno e aumenta a minha responsabilidade. Por isso, procurei me cercar de pessoas experientes para a composição da nova diretoria”, pontua Fábio Paes.
Nova gestão
A nova gestão da CDL terá outros três vice-presidentes além de Roberto Escudine Jr. São eles o vice-presidente administrativo Norival Manhães Lima Sobrinho, o vice-presidente financeiro Paulo César Henriques Gomes e o vice de Relações Institucionais Luis Felipe Goulart Marins.
Na mesa diretora, Fábio vai contar ainda com outros cinco novos nomes. São eles João Eugênio Moraes Pessanha (Diretor Secretário), Ralph Azevedo Pereira (Marketing, Promoções e Eventos), Thieres Rodrigues Filho (Serviços e Produtos), Adel Nassar Abourejeili (Assuntos Jurídicos e Econômicos) e Daniel Paes Barcelos (Departamento Jovem).
José Francisco compõe o estafe como ex-presidente imediato. Ele esteve à frente da presidência da CDL Campos em 2024. Passando o bastão, ele aponta que Fábio Paes desempenhará o cargo de forma plural, “o que tem sido um marco de sua trajetória em cargos diversos”.
“Deixo a CDL em ótimas mãos. Fábio Paes participou da minha diretoria, que se encerrou em 2024, e foi o mentor de muitas das nossas ações. A CDL, que ao longo de seis décadas se transformou na entidade representativa de classe de maior influência na região, vai continuar crescendo com Fábio. Trata-se de um líder diferenciado e principalmente antenado com o momento de transição que vivemos em atividades diversas”, disse José Francisco.
A nova composição da entidade contará ainda com departamentos importantes para a engrenagem deste projeto. Fátima Vasconcelos será diretora do Departamento da Mulher Empresária. Luiz Claudio Barcelos dirige o Departamento de Lojistas do Centro. Paulo Roberto Cortes comanda o Departamento de Lojistas da Pelinca. E terá ainda o Departamento de Lojista dos Bairros, gerido por Leonardo Henriques. O Conselho Fiscal será composto por José Antônio Freitas, Francisco Martinho e Carlos Eduardo de Carvalho. Os suplentes são Edvar Chagas Júnior, Cledemilce Henrique e Pedro Bath.
A empresária Fátima Vasconcelos fala com entusiasmo a respeito dessa nova empreitada. “Recebi o convite com muita honra e acredito que temos um enorme potencial para fortalecer a participação feminina no comércio local. Minha expectativa é trabalhar para agregar mais empresárias à nossa entidade, mostrando a importância da união e da troca de experiências entre mulheres que estão à frente dos seus negócios”, diz.
Ela ainda destaca o potencial de Fábio Paes para a nova missão:
“O convite do Fábio foi muito especial, pois veio acompanhado de uma visão clara e inspiradora para o futuro da CDL. Com a experiência e o comprometimento dele, acredito que a entidade terá um papel ainda mais estratégico no desenvolvimento do nosso comércio. Estou confiante de que juntos vamos construir um cenário ainda mais promissor para nossa cidade”, completa.
Sucesso de primeira
A expectativa pela nova gestão de Fábio Paes na CDL Campos é alta após 28 anos. Ele esteve à frente da entidade entre 1996 e 1998 e terminou sua trajetória com um legado positivo e boas memórias deixadas nos lojistas e empresários da cidade e da região.
“Foram várias conquistas. Uma caminhada de luta pelos direitos dos empresários. Posso destacar como ponto alto, de maior repercussão, as campanhas que fizemos com o slogan ‘Campos tem tudo para você’. Foram diversas iniciativas realizadas durante os dois mandatos, com a ideia de mostrar a força do comércio local. Fizemos sorteios de carro, bicicleta, caminhão de eletrodomésticos, entre outros grandes prêmios. Reverberou muito na cidade e gera lembranças até hoje”, relembrou.
Projetos futuros
Com o peso da alta expectativa por conta da sua primeira passagem e toda uma trajetória de vida ligada ao mundo empresarial e ao centro da cidade, Fábio Paes volta ao cargo máximo da CDL Campos com todo um planejamento especial já traçado para 2025. Qualificação, inovação e valorização dos lojistas e colaboradores estão entre as diretrizes deste novo plano de gestão:
“Os projetos para este ano começam pela capacitação dos lojistas para entender toda essa mudança que está acontecendo no mercado global de comércio, bem como dos funcionários para entender esse novo momento pelo qual o mundo inteiro passa. Para isso, vamos buscar parcerias com grandes entidades como Sebrae, Firjan, Senai e Senac, no sentido de trazer a melhor qualificação para a nossa cidade”, revela. As campanhas de valorização do comércio local também estão na pauta e devem se tornar tendência em 2025:
“Teremos todo mês, campanhas de valorização do comércio e do lojista local, bem como as campanhas promocionais das datas festivas já estão sendo planejadas. Tudo isso para que tenhamos um calendário durante o ano inteiro”, diz.
Fábio destaca ainda o papel importante que os departamentos terão. “Estamos aquecendo as atividades do departamento da mulher empresária, teremos também diversas ações voltadas para os jovens empresários, e pretendemos buscar também a aproximação com o comércio dos bairros”, comenta.
Por fim, ele adianta que tem mais novidades programadas para 2025. “Estamos trabalhando para oferecer otimização e acesso a mais serviços aos nossos associados. A CDL vai prestar uma enorme gama de serviços já neste ano”, conclui.