×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Chuvas de verão ressaltam problemas velhos no município

Período de fortes chuvas desde dezembro mobiliza ações de assistência social e Defesa Civil

Campos
Por Nelson Nuffer (Estagiário)
12 de janeiro de 2025 - 0h01
Em alerta|Comuns no período de verão, pancadas de chuva têm gerado vários problemas no município, como alagamento de ruas e queda de árvores (Fotos: Josh/Bárbara Estóteles)

Entre as semanas finais de 2024 e o início de 2025, Campos dos Goytacazes tem sido atingida por fortes chuvas de verão, causando preocupações e transtornos por toda a região. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) informou ter atendido 170 famílias até o dia 10 de janeiro. Entre os atendimentos, situações como famílias que ficaram desalojadas ou isoladas em consequência de alagamentos e transbordamentos.

O Estado do Rio de Janeiro determinou a mobilização de equipes para atuar em áreas afetadas pelas chuvas, incluindo a Região Serrana e o Noroeste Fluminense. Em Campos, a Defesa Civil informou que trabalha em conjunto com a SMDHS para atender às demandas emergenciais e garantir suporte às famílias atingidas.

De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Defesa Civil, sete famílias precisaram ser retiradas de suas residências devido aos efeitos das chuvas. Elas foram encaminhadas para a casa de parentes ou amigos. Não houve registros de pessoas desabrigadas, ou seja, sem qualquer opção de moradia.

A SMDHS também contabilizou 14 famílias, compostas de 25 pessoas, que ficaram isoladas em locais de difícil acesso. Esse isolamento foi causado principalmente pelo alagamento de ruas e transbordamento de rios e canais. Os atendimentos realizados até o momento foram direcionados a partir de solicitações da Defesa Civil, que identificou os pontos mais afetados pela chuva.

Em Conceição do Imbé, Caxeta e Travessão, a chuva contaminou poços artesianos utilizados pelos moradores. Para minimizar os efeitos desse problema, equipes da SMDHS distribuíram água potável na localidade às pessoas atendidas.

Níveis de chuva e transtornos na cidade
As chuvas que atingem Campos têm gerado volumes expressivos de precipitação em curtos períodos. Em algumas localidades, como a região norte de Campos, o acumulado chegou a 55mm em duas horas na última terça-feira (7), e 98,8mm em quatro horas na quarta-feira (8). Essa intensidade causou alagamentos em várias regiões, incluindo áreas centrais e periféricas da cidade, prejudicando o trânsito e o acesso a serviços.

Até o fim do verão ainda são esperados dias de chuvas intensas, de acordo com a Defesa Civil. Na última semana, o Instituto de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas diários de perigo de chuvas intensas que atingem a região de Campos, deixando as autoridades em alerta.

A Defesa Civil informou que segue monitorando áreas de risco no município, especialmente locais próximos ao Rio Paraíba do Sul, Lagoa Feia e Lagoa de Cima. A situação em Conceição do Imbé também está sendo acompanhada de perto, considerando o impacto das chuvas no abastecimento e na qualidade da água.

Em casos de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 e (22) 99817-2512.