×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Profissionais de saúde comemoram transformação da Fundação Municipal de Saúde em instituição de ensino

Serão ofertadas duas vagas para Traumato-ortopedia e três vagas para Terapia Intensiva, com duração de três anos

Saúde
Por ASCOM
10 de janeiro de 2025 - 14h13
Marcos Gonçalves (Foto: Divulgação)

A transformação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Campos em uma instituição de ensino, feito alcançado na última terça-feira (7), com a aprovação dos Programas de Residência Médica em Traumato-ortopedia e de Terapia Intensiva pelo Ministério da Educação (MEC), também foi bastante comemorada por profissionais de saúde que integram a Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Ferreira Machado (HFM) e o ortopedista e ex-subsecretário geral de Saúde, Marcos Gonçalves. Ao todo, serão ofertadas duas vagas para Traumato-ortopedia e três vagas para Terapia Intensiva, com duração de três anos.

Marcos Gonçalves ressaltou que esse é um ganho muito importante para Campos, que caminha a passos largos, e para toda região. “Implantei o serviço de rotina de ortopedia no Hospital Ferreira Machado, onde atuei como RPA (Regime de Pagamento a Autônomo) e hoje sou concursado. É uma satisfação fazer parte desse governo. As faculdades aumentaram o número de vagas para novos acadêmicos, entretanto, não havia o mesmo número de vagas para residência médica. A implantação dos programas representa um avanço e ganho para todos “, celebra.

O cirurgião geral Marcos Quintanilha, que é coordenador da COREME, destacou que a qualificação profissional relacionada ao ensino se torna uma realidade na Rede de Saúde Pública. “Seguindo as diretrizes já adotadas pela gestão municipal da Saúde, na qualidade do atendimento a ser oferecido para nossa população, com melhorias estruturais, aquisição de programas e equipamentos modernos, implementação de novos serviços especializados de saúde e, agora, os programas de residência médica nas áreas de Terapia Intensiva e Traumato-ortopedia. A qualificação profissional relacionada ao ensino se torna uma realidade nossa, pois a partir de agora faremos parte da formação de novos especialistas, com orientação de profissionais qualificados melhorando toda cadeia de atuação médica na nossa cidade”, disse Quintanilha, que agradeceu todos os profissionais envolvidos na criação desta nova etapa a ser iniciada na Saúde Pública de Campos.

O serviço de Ortopedia é o carro-chefe dos serviços do Hospital Ferreira Machado, que em 2024 chegou a realizar cerca de 1.200 cirurgias e mais de 20 mil atendimentos. O hospital trabalha também com quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com equipes separadas, além de duas Unidades Intermediárias (UIs), totalizando 71 leitos.

(Foto: Isabella Corrêa / Divulgação)

“Fruto do trabalho da comissão, com o apoio do governo e da Fundação Municipal de Saúde. Será desafiador formar profissionais com expertise em Medicina Intensiva através do treinamento prático e especializado. É sabido que este treinamento é fundamental para contarmos com profissionais capazes de encontrar as melhores soluções para os diferentes tipos de doenças. Nos dias atuais, o mercado exige cada vez mais o profissional especializado, exigência para o cumprimento da legislação vigente”, destacou o médico intensivista Elbo Batista sobre a nova conquista.

O cirurgião ortopedista Vitor Mudesto também destacou o trabalho árduo da atual gestão na busca por mais essa conquista. “É com muito orgulho e satisfação que recebemos essa notícia. Fruto de trabalho árduo da gestão municipal, COREME e serviços do HFM. A ortopedia do HFM é um desafio diário, a ortopedia é um grande problema de saúde pública e o nosso hospital consegue atuar de forma consistente na resolução de grande parte dos casos da nossa cidade e região”, ponderou.

A Fundação Municipal de Saúde já era a casa de ensino prático de 18 instituições de graduação em diversas áreas e, agora, com o credenciamento dos Programas de Residência Médica feito pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação no ano passado, alça voo em direção à formação de pós-graduação com a abertura de cinco vagas. Além do Ferreira Machado, a FMS é gestora do Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital São José (HSJ), das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e Clínica da Criança.