A Prefeitura de Campos divulgou na tarde desta sexta-feira (10) imagens das obras do Parque Ecológico do município. O novo parque está sendo construído em uma área de aproximadamente 320 mil metros quadrados na Avenida Arthur Bernardes.
Os trabalhos tiveram início no dia 1º de julho de 2024. Os registros divulgados mostram o panorama atual, com a estrutura já erguida e as ações em andamento. De acordo com o governo municipal, a construção está com a terraplanagem em fase avançada e já foram iniciadas as intervenções para execução da estrutura do pórtico de concreto.
“O Parque Ecológico está com a obra a todo vapor, através da construção do pórtico de entrada, uma estrutura de concreto armado, e serviços de terraplanagem no restante da área de acesso. A obra está a cargo da Águas do Paraíba, na perspectiva do tempo dentro da normalidade. Estamos travando contratos para a possibilidade de parcerias no sentido de desenvolver outras áreas internas”, destacou o secretário municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares.
O Parque Ecológico da cidade contará com pistas de caminhada,100 mil metros de árvores nativas da Mata Atlântica, ampla área esportiva, pet parque, espaço gastronômico, área para grandes eventos, playground infantil e atrativos, como lago, borboletário, viveiro de mudas e labirintos verdes.
O projeto é uma idealização da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo do Isecensa, e será implantado com recurso municipal e em parceria com a concessionária Águas do Paraíba e o Governo do Estado..
A idealização é fruto de uma parceria público-privada e, nesta primeira etapa, a concessionária Águas do Paraíba é responsável pelo serviço de terraplanagem e construção do pórtico de entrada do parque. Segundo a concessionária, até o momento, a parte de terraplanagem está em fase avançada, sendo feita a execução do aterro e os ensaios de solo. Já a fundação do pórtico de concreto foi concluída. Com isso, as intervenções para a execução da estrutura foram iniciadas.
Em publicação nesta sexta-feira (10), a Prefeitura destacou que o espaço está sendo desenvolvido com o objetivo de tornar-se o novo pulmão verde do município, um marco em sustentabilidade e um lugar para conectar pessoas, natureza e qualidade de vida.
“Nossa cidade está caminhando para um futuro mais verde, sustentável e cheio de vida!”, comentou o prefeito Wladimir Garotinho (PP).