Seis anos de carreira no esporte, 49 corridas e 45 pódios. Um campista que se descobriu atleta aos 60 anos construiu uma trajetória vitoriosa e hoje, aos 67, alimenta um sonho: disputar a meia-maratona nos Estados Unidos. Essa é a história do corredor master Vantuil Pinheiro.
O primeiro troféu de primeiro lugar em uma corrida foi em 2020, aos 62 anos, na 17° Corrida Rústica da República, em Farol de São Tomé, na modalidade de 7km. Desde então, não parou mais. Foram duas vitórias nos 6km em 2021, até chegar ao ouro na Meia-Maratona do Interior, em 2022, na disputa de 10km. No mesmo ano, ganhou duas etapas do Circuito Adventure Run (maior circuito de corrida do Norte Fluminense): 8km e 12km.
Em 2023, venceu mais uma etapa do Circuito Adventure Run (8km) e ficou na segunda colocação em quatro grandes corridas, todas de 10km: Meia-Maratona das Praias (ES), Circuito Goytacá Run (Campos), Circuito Saúde Seven, em Macaé, e RJ Run, no Rio de Janeiro.
Em 2024, foi além. Venceu o Circuito Capixaba de Montanhas (10km), a Corrida dos 4 Elementos Sul Capixaba (8km) e o Desafio da Meia-Maratona das Praias, vencendo no mesmo fim de semana corridas de 6km e 10km.
Entre junho e julho, ganhou três disputas de 21km (distância percorrida nas meias-maratonas internacionais), todas no RJ. Depois, foi campeão da Meia-Maratona SC21k, em Santa Catarina. Subiu ao pódio ainda mais duas vezes pelos 21km: prata no Rio S-21k e Leblon-Aterro e bronze no Asics Golden Run RJ.
Esse é o foco de Vantuil a partir de 2025. Participar de grandes disputas, somar pontos para o índice estadual, ter o nome credenciado na Confederação Brasileira de Atletismo, para, quem sabe, em breve, estar apto a correr fora do país. Para chegar lá, o atleta busca patrocínio.
“Descobri a paixão pela corrida por acaso, treinando com meu filho. Desde então, o esporte não saiu mais da minha vida. Trabalho há mais de 30 anos consertando máquinas de costura e nunca havia imaginado chegar tão longe como atleta, a essa altura da vida. Hoje, sonho com a meia-maratona dos EUA e busco apoio financeiro para alçar voos maiores. Até aqui, pude conquistar todos os meus troféus e medalhas sem nenhum incentivo. E sei que posso chegar ainda mais longe”, projeta o atleta campista.