Em consulta ao Diário Oficial (DO) do município, o J3News verificou que entre os dias 30 de dezembro de 2024 e 2 de janeiro de 2025, o prefeito reeleito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), exonerou cinco secretários e mais alguns subsecretários.
A surpresa fica por conta de Nelson Godá. Anunciado no dia 31 como novo presidente da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), Godá ainda não foi exonerado da presidência do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) de Campos.
Procurador Geral do município durante o primeiro mandato de Wladimir, Roberto Landes foi exonerado nesta quinta-feira (2). Para o seu lugar, foi nomeado Matheus José – ele foi procurador da cidade quando Rosinha Garotinho esteve à frente da Prefeitura. Até então, Matheus era subsecretário adjunto executivo da Secretaria Municipal de Saúde.
Também foi exonerado o Subprocurador Geral, Gabriel de Assis Rangel Crespo. Ninguém foi nomeado para o posto até o momento.
Secretário de Governo, Ângelo Rafael foi exonerado. Junto dele, também foi publicada o exoneração do subsecretário adjunto da pasta, Victor Menezes Alves de Azevedo. No fim do ano passado, o prefeito anunciou que Caio Vianna será o secretário de Governo de Campos no próximo ciclo da sua gestão. Ângelo Rafael torna-se a partir de agora subsecretário adjunto da pasta.
Outra saída no secretariado fica por conta do secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende Ramos. Ele assume o cargo de subsecretário de Captação de Recursos e Convênios, deixado pelo vereador eleito Dudu Azevedo no último dia 30.
Na secretaria de Fazenda, o município teve uma troca: Márcio Morales deixa de ser secretário e passa a ser subsecretário. Já Carlos Roberto dos Santos Júnior deixa a subsecretaria e assume como secretário.
Ainda em 2024
Secretário de Iluminação Pública, Diego Dias foi exonerado no dia 30. Ele deixou o governo municipal para tomar posse como vereador, na Câmara Municipal. Na sessão de posse, na última quarta-feira, 1º de janeiro, ele foi eleito secretário da mesa diretora da Casa de Leis da cidade.
Na mesma data, foi exonerado outro vereador eleito: Dudu Azevedo. Ele ocupava o cargo de subsecretário de e Captação de Recursos e Convênios. Dudu tomou posse na Câmara, no dia 1º.
Também foi exonerado no dia 30, Marcos Gonçalves, conhecido como Dr. Maninho. Ele deixa o cargo de subsecretário de Ordem Pública. Maninho é o primeiro suplente do PP na Câmara e vai assumir a cadeira deixada por Wainer Teixeira, que deixou a Casa para retornar à Secretaria de Administração e Recursos Humanos.
Sem secretários
Após as exonerações, duas pastas estão atualmente sem secretários: Transparência e Controle, e Iluminação Pública.