A Fundação CDL, instituição do chamado Terceiro Setor, criada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) inaugurou nesta terça-feira (17) uma biblioteca e uma sala multimídia, ambas localizadas no Casarão da 7 de Setembro, sede da entidade voltada para projetos de treinamento e qualificação juvenil.
A biblioteca com mais de quatro mil volumes, toda climatizada e com computadores, tem um acervo voltado para história, pesquisas e estudos didáticos, com um elenco de enciclopédia, com conteúdos universais.
A coordenadora de Programas e Projetos da Fundação CDL, Kelly Mendonça Lanhas, disse que a biblioteca será um espaço de estudo, com conteúdo para jovens que pretendem se preparar para concursos públicos ou processos seletivos como o Enem, além de ensejar o hábito da leitura.
A sala multimídia, que também fica localizada no 2º andar da Fundação, segue o mesmo padrão, sendo totalmente climatizada.
Esses novos equipamentos foram possíveis graças à empresa Ferroport, que opera no Porto do Açu, em São João da Barra. “Essa empresa fez doação de parte do seu Imposto de Renda do exercício de 2023 para o Conselho Municipal da Infância e da Juventude, e esses recursos foram disponibilizados para 13 entidades, entre elas a nossa Fundação”, disse a coordenadora de Programas e Projetos.
Participaram da inauguração o presidente da CDL, José Francisco Rodrigues; o presidente da Fundação CDL, Roberto Escudine; e o vice-presidente de Relações Institucionais e presidente eleito da CDL, Fábio Paes.
Fábio Paes, que retorna à presidência da CDL após 30 anos, lembrou que essas ferramentas são necessárias. “Cidades qualificadas são procuradas por investidores e a Fundação está qualificando nossos jovens. Me lembro que antes a CDL tinha o Fundo do Menor, mas avançamos inspirados em Fundações como a da CDL de Belo Horizonte, e hoje temos a nossa que inspira outras”, disse Fábio Paes.
O presidente da CDL, José Francisco Rodrigues, agradeceu ao presidente da Fundação, Roberto Escudine, que tem focado no crescimento deste importante braço social da entidade.
Também participaram das inaugurações, o diretor da CDL, Paulo Roberto dos Santos Cortes, Nilton Miranda, e o presidente da Academia Campista de Letras (ACL), Ronaldo Júnior.