O Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) garantiu ao J3News nesta segunda-feira (16) que a Ponte da Integração será liberada para o tráfego de veículos em fevereiro de 2025. A ponte vai ligar os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra.
“As obras da Ponte da Integração seguem de acordo com o cronograma e têm entrega prevista para janeiro de 2025. A instalação da iluminação pública está em fase final e assim como a execução dos acessos às cabeceiras, que incluem um trecho de 3 km. A obra deve estar totalmente liberada e aberta para a população até fevereiro”, afirmou o órgão estadual.
Ao mesmo tempo, o DER-RJ disse que o serviços de asfaltamento das RJs 194 e 196 – que conectam Gargaú, em São Francisco, à ponte -, têm prazo previsto de 540 dias, com a conclusão estimada para 2026. Segundo o órgão, o investimento para a execução desse trecho é de R$77 milhões.
“A previsão é que a Ponte da Integração, incluindo seus acessos, seja liberada para o tráfego de veículos em fevereiro de 2025. As obras de pavimentação da RJ-194 e RJ-196 continuarão em execução, sem afetar o trânsito na ponte”, complementou o DER-RJ.
A entrega da Ponte da Integração é bastante esperada há mais de três décadas na região e já teve alguns prazos postergados.
Em janeiro deste ano, a previsão dada pelo DER-RJ era para junho de 2024. Depois, foi estendida. Em novembro de 2023, a ponte teve a entrega adiada (era prevista para dezembro) e nova data marcada para março, sendo alterada para junho de 2024.