Referência. Essa é a palavra que pode definir a marca que se tornou o nome de Fábio Abud em Campos e região. Hoje apresentador e colunista do J3News, o comunicador celebra neste domingo (15) os seus 30 anos de carreira. A festa terá iniciativa solidária e uma série de atrações, para garantir diversão e uma noite marcante aos mais de 800 convidados.
O evento acontece na boate Lokko, que irá abrir no domingo especialmente para a comemoração. A abertura será às 17h, em grande estilo, com várias atrações musicais. A solidariedade é outro ponto da festa. Para entrar, cada convidado terá que fazer a doação de um brinquedo novo. Todos os itens arrecadados serão doados a entidades sociais e comunidades carentes da cidade.
Carreira
“Fiz a minha estreia na TV no dia 8 de janeiro de 1994. De lá para cá, são muitas histórias marcantes durante essa trajetória. Ao todo, foram lançadas em atrações da minha carreira 1.277 pessoas, que hoje estão voando pelo Brasil e pelo mundo”, comenta Fábio Abud.
O grande boom de Fábio foi com a coluna e o programa Manda Ver, que como ele destaca, marcaram três gerações. “Nos anos 90 e 2000, o sonho de uma adolescente e um adolescente de Campos era ser Gato e Gata Manda Ver”, conta.
A culinária é outro segmento que caminha com Abud nestas três décadas. “O programa Cozinhando Com Você, que está indo para a sua sétima edição, na J3News TV, é o único reality culinário de Campos. Ele começou como quadro Mandando Ver na Cozinha, em 1995”, relata.
Nessas três décadas, entre passagens por TV aberta e fechada, Fábio Abud esteve ao lado de grandes artistas, de renome nacional e internacional, como os cantores Xanddy Harmonia e Bruno do grupo de pagode Sorriso Maroto, o DJ e produtor musical escocês Calvin Harris, e o mágico e ilusionista estadunidense David Copperfield.
Hoje, apresenta o programa Fábio Abud na J3News TV, exibido na emissora desde 2018. Também há seis anos, tem sua coluna na edição impressa do J3News e estreou em 2024 a coluna no Instagram do J3.
Parcerias
O publicitário Cláudio César Soares foi o responsável por lançar Abud na TV aberta. Ele comenta que identificou de longe o potencial do comunicador. “Eu me lembro de quando ele apareceu como colaborador de uma coluna chamada Mistura Fina em um jornal da cidade. Então o coloquei fazendo um quadro na antiga TV Planície, que era o SBT local. Ali, ele explodiu e foi conquistando seu espaço”, lembra.
O cinegrafista Osiel Azevedo trabalhou com Abud por cerca de 10 anos. “Fábio tem o dom do que faz. Tem uma facilidade enorme de se comunicar com o público e clientes”’, destaca.
Chefe de reportagem do J3News, a jornalista Simone Fraga trabalhou com Fábio Abud no início da carreira, ainda no SBT local. Ela resume o talento do comunicador: “Fábio sabe fazer televisão, coluna social e mídia digital como ninguém”, afirma.
Produtora de Fábio há cerca de 20 anos, Patrícia Abud conta como é o desafio de trabalhar ao lado do irmão, com a relevância que ele tem na cidade e na região. “Ele tem uma proporção muito grande. Então, precisa de um cuidado, um suporte, uma blindagem especial. Mas é muito satisfatório”, relata.
Inspiração
Com uma carreira de tanto sucesso e renome em Campos e na região, não faltam histórias de gente que enxergou em Fábio Abud a inspiração para construir uma trajetória de vida. Como é o caso do jornalista Guilherme Giró, um fã que tornou-se amigo comunicador.
“Eu me formei em jornalismo por culpa dele. Quando eu era criança, assistia o Fábio e achava aquilo tudo um máximo. As crianças da minha época adoravam assistir a Xuxa, e eu tinha como referência Fábio Abud, ainda no SBT local”, declara Giró.