O ano de 2025 traz novas lideranças para a 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Campos, e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL-Campos). Com eleições realizadas na última semana, as entidades devem dar continuidade aos planos e projetos em andamento, além de emplacar novos desafios. Na CDL Fábio Paes, eleito presidente pela terceira vez, e na OAB, Mariana Lontra, a primeira mulher a presidir o órgão.
Após 29 anos da primeira gestão, quando foi o presidente mais jovem da entidade, em 1996, Fábio Paes retorna à presidência da CDL-Campos. Atualmente, Paes está na vice-presidência de Relações Institucionais da entidade, é diretor geral do J3News, diretor executivo da Nutrimed e membro do Conselho Regional da Firjan. Eleito por aclamação, Fábio Paes foi indicado pelo atual presidente da CDL, José Francisco Rodrigues, e eleito por chapa única, com o apoio da diretoria da entidade.
A partir de janeiro de 2025, Paes assume a CDL para uma gestão focada na continuidade e inovação. Ele enfatizou a importância dos projetos de revitalização. “A gente precisa estancar essa degradação do centro da cidade, por isso realizamos o 1º Seminário de Revitalização de Centros Urbanos, que foi um sucesso. Quando você enche um auditório e as pessoas começam a pensar que existem soluções, esse é o primeiro passo. O segundo passo é fazer um micro seminário, para os proprietários de imóveis do Centro, porque a gente precisa que eles também acreditem que é possível. No ano que vem a gente vai fazer o segundo grande seminário, trazer mais inteligência e não parar”, afirma. Além da revitalização, Fábio destaca pontos de atenção para a nova gestão em um mundo cada vez mais moderno. “O desafio que o mundo virtual nos impõe atualmente é o de dominar essa operação nesse ambiente ao mesmo tempo em que temos que tornar as lojas físicas uma boa experiência para os consumidores. E isso exige capacitação tanto por parte dos empresários quanto dos colaboradores. Por isso, temos a Fundação CDL para treinar e qualificar as pessoas no mercado de trabalho. Bons colaboradores são essenciais para empresas de qualidade”, diz.
Outro ponto central será a continuação e ampliação das parcerias da CDL com o Governo Municipal, Estadual, o Judiciário, a Polícia Militar e outras entidades. Segundo Paes, o objetivo é reforçar o impacto da CDL em questões como segurança, transporte, limpeza e iluminação pública, que afetam diretamente o comércio local. “A CDL não é apenas voltada ao lojista. Ela entende que precisa atuar em várias frentes para o desenvolvimento da cidade”, completa.
Representatividade histórica na OAB
Mariana Lontra será a primeira mulher a assumir a presidência da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Campos, trazendo Eduardo Linhares como vice. A gestão será iniciada em janeiro de 2025, com mandato de três anos. Mariana acumula uma trajetória de dedicação à advocacia. Atuou como superintendente de Justiça e Assistência Judiciária no município entre 2017 e 2020, atualmente é secretária-geral da subseção. Ela destaca a importância de uma diretoria preparada e um conselho comprometido e engajado. “Agora tenho esse novo desafio de estar na presidência, o que representa não apenas a continuidade de um trabalho sólido, mas também a oportunidade de implementar projetos que atendam às demandas atuais da advocacia”, afirma. Entre os projetos para a gestão, a advogada busca o olhar atento aos jovens advogados, a valorização da mulher advogada, capacitação, avanços em tecnologia e infraestrutura, além do fortalecimento das prerrogativas e a luta pela celeridade processual.
Ser a primeira mulher eleita em 58 anos de história da subseção é um marco que considera significativo. “Isso representa um passo importante rumo à igualdade de gênero na advocacia. Somos a maioria na profissão atualmente, e esta conquista traz a responsabilidade de abrir caminhos para que mais mulheres ocupem posições de liderança no futuro”, pontua Mariana.