Na campanha Novembro Azul, o médico urologista Gilberto Oliveira, integrante da Clínica do Homem no Beda Prime, em Campos dos Goytacazes, aborda a importância da conscientização e prevenção ao câncer de próstata, uma das doenças mais comuns entre os homens. Com foco na detecção precoce e no cuidado integral, o especialista considera o período para ampliar o diálogo sobre saúde masculina, um tema que ainda enfrenta tabus e preconceitos culturais.
Formado pela Faculdade Medicina de Campos, Dr. Gilberto Oliveira possui ampla experiência. Após passar pela cirurgia geral e especializar-se em urologia, ele aprimorou seus conhecimentos em uro-oncologia e técnicas minimamente invasivas, como a cirurgia robótica assistida, no A.C.Camargo Cancer Center. Desde então, dedica-se ao atendimento voltado para doenças prostáticas, câncer urológico e cuidados integrais para a saúde do homem.
“No Beda Prime, avaliamos o paciente como um todo, promovendo saúde integral. Entre os problemas mais frequentes que acometem os homens, posso citar alterações metabólicas, disfunção erétil, aumento da próstata com o envelhecimento e o câncer de próstata. Chama a atenção a resistência que muitos ainda têm em buscar ajuda médica. O homem tende a retardar a ida ao médico, diferente das mulheres, que procuram cuidados precocemente. Por isso, muitos chegam com quadros avançados de doenças metabólicas que afetam até a função sexual”, explica.
A Clínica do Homem, que funciona no prédio do Beda Prime, oferece um diferencial importante: praticidade e centralização dos cuidados em um só lugar. O espaço reúne especialistas e equipamentos de ponta que agilizam o atendimento. “Aqui, o paciente encontra urologista, exames de imagem, análises laboratoriais e outros profissionais, como angiologista e ortopedista, tudo no mesmo local. Essa praticidade é essencial, pois o homem valoriza soluções simples e completas”, aponta Gilberto Oliveira.
Campanha e prevenção
A campanha Novembro Azul reforça a necessidade de atenção ao câncer de próstata, que é o segundo tumor mais frequente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. O urologista Gilberto Oliveira ressalta que, quando diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer apresenta taxas de cura superiores a 90%. Para isso, é indispensável o acompanhamento médico regular e o uso de tecnologias avançadas.
“Com exames de alta precisão, como a ressonância multiparamétrica da próstata, e tratamentos tecnológicos, como a cirurgia robô-assistida, oferecemos aos pacientes o que há de melhor em termos de diagnóstico e tratamento. Além das questões prostáticas, a clínica atua na identificação e no tratamento de problemas como alterações hormonais, que podem ser fatores de risco para doenças cardiovasculares, e a síndrome plurimetabólica, um conjunto de condições metabólicas que impactam diretamente na qualidade de vida masculina. A saúde masculina vai além da próstata. Envolve um cuidado integral, desde a prevenção até o tratamento de doenças que podem comprometer o bem-estar e a longevidade do homem”, completa.
Gilberto Oliveira também orienta sobre a importância das consultas preventivas. Homens com fatores de risco, como histórico familiar ou ascendência negra, devem procurar um urologista a partir dos 40 anos. Para os demais, a recomendação é iniciar o acompanhamento anual aos 50. “Esse hábito de buscar cuidados regulares é um passo essencial para prevenir doenças e garantir qualidade de vida. Nosso trabalho é oferecer o suporte necessário para que os homens adotem essa prática”, conclui.