×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Beda implementa sistema Integrare e aprimora monitoramento de pacientes

Plataforma inovadora desenvolvida pela empresa Lifemed é pioneira em Campos e no país

Saúde
Por Ocinei Trindade
18 de novembro de 2024 - 0h01
Inovação|Sistema conecta diversos equipamentos e mecanismos de monitoramento otimizando o tempo de atuação da equipe de enfermagem (Fotos: Ocinei Trindade)

O Grupo IMNE, maior empreendimento de saúde privado nas regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro, acaba de integrar a plataforma Integrare, desenvolvida pela empresa Lifemed, ao Hospital Dr. Beda. O sistema permite o monitoramento integral das condições de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de pessoas submetidas a procedimentos no Centro Cirúrgico.  A iniciativa é pioneira em Campos dos Goytacazes e ganhou destaque no país. Recentemente, a novidade adotada pelo Beda foi apresentada no Congresso Nacional de Hospitais Particulares (Conahp), em São Paulo.

A plataforma otimiza o trabalho de médicos e enfermeiros. Martha Henriques, diretora administrativa do Grupo IMNE, detalhou o processo:

Martha Henriques (Foto: Josh)

“Realizamos a integração de todos os processos no mês de setembro. Implantamos o sistema Integrare, que conecta diversos equipamentos e sistemas de monitoramento. Na UTI, por exemplo, integramos as novas camas com pesagem de pacientes, bombas de infusão, respiradores, monitores e nosso ERP, o sistema TASY. Um dos avanços significativos é a criação de um hospital sem papel, otimizando o tempo da equipe de enfermagem. A integração permite que o balanço hídrico seja feito automaticamente, reduzindo a burocracia para os enfermeiros, que agora podem se dedicar exclusivamente ao atendimento. Além disso, nossas faturistas trabalham online, conferindo e liberando as contas em tempo real, o que evita ajustes posteriores e agiliza o fluxo financeiro”, afirma.

No Centro Cirúrgico, o Integrare também trouxe melhorias. “Integramos o monitor da Lifemed com o TASY, possibilitando a transmissão automática de dados, incluindo gráficos, que antes eram feitos manualmente pelos anestesistas. Agora, os médicos podem se concentrar totalmente no paciente, sem distrações com anotações. A nota de sala é atualizada em tempo real pela farmácia e checada pela equipe circulante, enquanto a faturista acompanha tudo à distância, conferindo as informações online”, ressalta Martha Henriques.

O sistema integrado garante precisão nas informações e evita glosas, resultando em processo de faturamento mais ágil e eficiente. “Com as informações precisas e conferidas em tempo real, conseguimos enviar as contas aos convênios sem erros e com maior rapidez, o que acelera o recebimento e nos permite atender melhor às necessidades de pacientes, médicos e equipe de enfermagem”, cita a diretora administrativa.

Dr. Bruno D’Ávila

Monitoramento de pacientes com Integrare
O coordenador médico do Grupo IMNE, Bruno D’Ávila, destacou a importância da inovação tecnológica. “O sistema permite a avaliação em tempo real dos parâmetros fisiológicos e hemodinâmicos dos pacientes, proporcionando uma supervisão mais ampla e ágil por meio de dispositivos móveis, como celulares e computadores. A Integrare amplia a capacidade de supervisão dos profissionais de saúde, permitindo intervenções mais rápidas e adequadas para as condições clínicas dos pacientes. Esse sistema é essencial para o cuidado intensivo, pois possibilita a detecção precoce de alterações clínicas e hemodinâmicas”, explica.

Equipamento|Enfermeira Lidiane Gomes monitora paciente

Com foco na eficiência e no valor em saúde, o sistema também contribui para a redução de desperdícios, tanto de materiais, como os papéis comumente usados na terapia intensiva, quanto de tempo. “A automatização permite que a equipe se dedique mais à assistência ao paciente, minimizando erros de digitação e agilizando o registro de dados clínicos. Outro aspecto fundamental para o Grupo IMNE é a segurança dos dados e a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, diz Dr.Bruno.

Dr. Vinícius Haddad

De acordo com o médico anestesiologista Vinicius Haddad, a inovação permite acompanhar de perto os sinais vitais, como pressão arterial, frequência cardíaca e oxigenação do sangue, durante todo o procedimento cirúrgico. “Nosso objetivo é sempre melhorar a segurança do paciente. Esse sistema elimina a necessidade de inserir dados manualmente no prontuário. Antes, o tempo despendido com anotações prejudicava a proximidade da equipe com o paciente e gerava preocupações de segurança jurídica, uma vez que dados registrados manualmente são suscetíveis a alterações. Com o novo sistema, as informações do monitor são automaticamente transferidas para o prontuário eletrônico do paciente, incluindo dados vitais e registros de medicações administradas durante a anestesia. Essa modernização reafirma o compromisso do Beda em investir em tecnologia para aprimorar o cuidado ao paciente”, diz.

A central de monitoramento nas UTI’s do Hospital Dr. Beda trouxe mais praticidade e agilidade para a equipe de enfermagem. “Precisávamos nos locomover até cada leito para verificar os parâmetros dos pacientes. Agora, com a central, conseguimos visualizar tudo sem precisar nos mover, o que otimiza nosso tempo e facilita o trabalho”, explica a enfermeira Lidiane Gomes.

Integração|Automatização reduz burocracia e permite dedicação exclusiva do profissional

Tecnologia avançada e pioneira
O Hospital Dr. Beda se tornou o primeiro hospital do país a integrar todos os leitos de UTI e do Centro Cirúrgico com as aplicações da Lifemed por meio da plataforma Integrare, afirma o gerente de TI da instituição, Vinicius Carvalho:

Vinícius Carvalho

“É um privilégio sermos pioneiros no Brasil nessa integração. Do ponto de vista tecnológico, o processo foi ágil e bem estruturado, sem intercorrências significativas entre os sistemas. A equipe da Lifemed mostrou grande familiaridade com as rotinas hospitalares, permanecendo sempre disponível para realizar ajustes e personalizações alinhadas ao fluxo de trabalho do Dr. Beda. Além da segurança oferecida pela robustez da Integrare, que atende a exigências de compliance e segurança, a plataforma também utiliza a nuvem da Amazon para armazenamento seguro dos dados. A segurança dos dados de nossos pacientes e da nossa infraestrutura sempre foi prioridade, e o Integrare atende completamente a essas necessidades. “Esse projeto nos trouxe uma grande experiência e mostrou que nosso parque tecnológico precisa continuar evoluindo, sempre em busca de aprimorar o cuidado com o paciente por meio de ferramentas e tecnologias”, diz.

O diretor comercial da Lifemed, Ivan Ireno, comentou sobre a tecnologia desenvolvida pela empresa e a associação firmada com o Hospital Dr. Beda, em Campos:

“A parceria entre a Lifemed e o Hospital Dr. Beda, com a implementação da plataforma Integrare, representa um marco de inovação e eficiência na área da saúde. Esta colaboração não só eleva o padrão de atendimento, mas também reafirma o compromisso do Hospital Dr. Beda em ser uma referência regional em tecnologia e qualidade assistencial.  A Lifemed tem imenso orgulho de estar em parceria com o Hospital, e juntos trazermos o futuro para o presente, garantindo um cuidado mais humanizado e eficiente para os pacientes”, conclui.