O Grupo IMNE realizou um desfile de modas como encerramento da campanha Outubro Rosa, na noite de quarta-feira (30), no Parquecentro Shopping, em Campos dos Goytacazes.
O evento contou com modelos que são pacientes da unidade, que já fizeram ou estão passando pelo tratamento do câncer de mama. Também desfilaram alguns profissionais do Hospital Geral Dr. Beda e OncoBeda.
O diretor clínico do Grupo IMNE, Diogo Neves, comentou sobre o evento que marcou o encerramento da campanha Outubro Rosa. “Acho que isso é importante, principalmente para a autoestima das nossas pacientes, não só para as nossas, mas para as pacientes oncológicas de uma forma geral. Já é tradicional esse desfile, a gente já o promove há vários anos, e é sempre um momento de muita alegria, superação. Então, é tudo de bom”.
O desfile contou também com a presença da diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques. Ela ressaltou que, quanto mais cedo se iniciar a procura do tratamento para o câncer de mama, maiores são as chances de cura.
“Este é o último dos eventos que a gente fez, que realizamos eventos durante o mês todo de outubro. Hoje é para finalizar. É um evento que todos os anos nós fazemos para conscientização e reflexão. Então, é conscientização, reflexão da importância do cuidado, da prevenção, e como isso faz diferença. Ao procurar mais cedo o serviço médico, consegue-se o diagnóstico, consegue-se na maioria das vezes a cura”, comentou.
O evento, para além da conscientização, teve enfoque no bem-estar de mulheres que venceram ou que ainda lutam contra o câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O que corresponde, atualmente, por 28% dos casos novos em mulheres.
Ao falar sobre a autoestima e o bem-estar das pacientes que modelaram no desfile, as produtoras de moda Loura Mendes e Morena Mendes comentaram: “É um grande prazer para a gente fazer esse tipo de trabalho, porque a prevenção é tudo e as meninas estão dando uma aula de autoestima. A gente acaba aprendendo com elas e alertando a todos que a prevenção é o caminho. Foi emocionante fazer a produção de moda, dessas pacientes maravilhosas com vontade e garra de viver. Fizemos ensaios com elas, que se sentiram muito bem e adoram se produzir. Então, foi maravilhoso a gente participar desse evento”.
A campanha Outubro Rosa é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. Uma das propostas é proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) participa do movimento desde 2010, com promoção de eventos técnicos, debates e apresentações públicas.
Galeria de imagens