O Espetáculo de Tabernáculos acontece neste sábado (19) e no domingo (20), a partir das 19h, no templo da Igreja Evangélica Semear, que fica na Avenida Gilberto Cardoso, 151, Parque Califórnia, em Campos dos Goytacazes. Com entrada gratuita e aberta a todos os públicos, a celebração bíblica conta com programação variada, com música, teatro e dança. A festa possui um significado profético, da promessa que ainda não foi cumprida, que é a volta de Jesus.
A palavra “tabernáculo” origina-se do latim “tabernaculum” que significa “uma cabana, um abrigo temporário”. No original hebraico, a palavra equivalente é Sucá, cujo plural é Sucot. Na bíblica, no livro de Levíticos (23:33-44), mostra Deus instituindo a celebração da Festa dos Tabernáculos. Versículo 34: “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias.” Versículo 42: “Sete dias habitareis em tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas.”
Assim também é citada em Deuteronômio 16:15: “Sete dias celebrarás a festa ao Senhor teu Deus, no lugar que o Senhor escolher; porque o Senhor teu Deus te há de abençoar em toda a tua colheita, e em todo o trabalho das tuas mãos; por isso certamente te alegrarás.”
Significado profético
A festa dos Tabernáculos era, originalmente, uma festa agrícola, assim como a Páscoa e Pentecostes. Apesar disso, Deus lhe atribui um significado histórico: a lembrança da peregrinação pelo deserto e o sustento pelo Senhor. A fragilidade das tendas que o povo construía era uma lembrança da fragilidade do povo quando peregrinava os 40 anos no deserto a caminho da Terra Prometida. Além disso, há o significado profético, da promessa da volta de Jesus.
Apocalipse 21: 3-4 “Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: ‘Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou’.”
Sendo assim, a celebração possui grande significado, pois foi uma ordenança dada por Deus. De acordo com o Apóstolo Luciano Vicente, pastor presidente da Igreja Semear, essa é a festa bíblica mais profética. “Nós temos três festas bíblicas muito importantes para a igreja: a festa da Páscoa, que celebra o sacrifício de Jesus; a festa de Pentecostes, que celebra o derramar o Espírito Santo e a primeira grande colheita de vidas, de almas para o Senhor; e a festa de Tabernáculos. Essa é a mais profética, porque as outras já se cumpriram totalmente, mas a de Tabernáculos ainda não”, disse.