Atualmente, estima-se que haja cerca de 50 mil inadimplentes em Campos, apenas no SPC/CDL, totalizando uma dívida de aproximadamente 30 milhões de reais. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos, José Francisco Rodrigues, ainda este ano, no início de novembro, haverá um grande feirão de renegociação com empresas, bancos e concessionárias, sob orientações do Ministério Público. “O objetivo é ajudar esses inadimplentes a quitar suas dívidas e voltar a consumir. Faremos um esforço significativo nessa direção”, concluiu.
No país, o Indicador de Inadimplência, elaborado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revela que 40,91% dos brasileiros adultos estavam com nome sujo em setembro de 2024, totalizando 67,54 milhões de consumidores. Em relação a setembro de 2023, houve uma diminuição de -0,32% na taxa de inadimplência. No entanto, entre agosto e setembro, o número de devedores aumentou em 0,47%.
Em setembro de 2024, cada consumidor negativado tinha uma dívida média de R$ 4.386,62 somando todas as suas pendências. Além disso, cada inadimplente devia, em média, para 2,11 empresas credoras, levando em conta todas essas obrigações.