×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Se lixando para o lixo

.

Opinião
Por Redação
22 de setembro de 2024 - 0h01
Foto: Silvana Rust

Um dos problemas de Campos que mais se acumula, literalmente, é o lixo. Apesar de sete áreas destinadas ao descarte de entulhos e outros tipo de lixo, nos quatro cantos da cidade, observa-se um desleixo com o assunto, tão em voga hoje por questões diversas, como a sustentabilidade.

A conclusão a que se chega é que falta conscientização da população. A Prefeitura pretende fazer uma campanha para chamar a atenção sobre o assunto. Percebe-se que isso vai além de um problema, sendo considerado crime ambiental com multa que pode chegar a até 10 salários mínimos.

O J3News ouviu pessoas, testemunhas oculares do descarte de lixo e entulhos em vias públicas. Chamou a atenção a afirmação de uma delas, de que o Canal Campos-Macaé continua sendo utilizado como lixeira.

Também ouvimos a doutora em Ecologia e Recursos Naturais Tatiane Oliveira. Segundo ela, o descarte correto do lixo tem um papel fundamental na construção de uma sociedade sustentável e na modelagem de uma cidade inteligente.

Mudar a relação das pessoas com o lixo que elas produzem, parece ser uma estratégia urgente como forma de solucionar essa grave situação.

Em uma cidade sustentável, o lixo é tratado como riqueza. Se descartado seletivamente, pode resultar em processos de reciclagens diversos, inclusive como fonte geradora de energia.

Parece estarmos longe disso. Para alcançar essa condição, o primeiro passo tem que ser o descarte do lixo de forma correta. Até aqui, estamos coletivamente nos lixando para o lixo.