O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu o indeferimento da candidatura de Fabricio Lírio (Rede) à Prefeitura de Campos. A chapa da Federação PSOL REDE tem Vanessa da Enfermagem como candidata a vice-prefeita.
Em consulta ao Divulga Cand Contas, portal do TSE para divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, a chapa de Fabricio e Vanessa é a única que não aparece atualmente como deferida – quando a candidatura está regular.
A chapa aparece como pendente de julgamento. Justamente por conta do pedido do MPE, que foi feito no dia 28 de agosto. A ação aponta violação das normas internas e do estatuto da Federação PSOL REDE, dando conta do descumprimento de decisão partidária, que resultou de uma candidatura que não deveria existir.
O J3News noticiou no mês passado que o registro de Vanessa na chapa foi feito contra a vontade do PSOL, sigla à qual ela é filiada. O partido optou por apoiar a candidatura do Professor Jefferson (PT) e pretendia fazer uma composição com a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).
“A autonomia dos partidos para decidir suas estratégias eleitorais é protegida pela legislação, e a Justiça Eleitoral tem o dever de garantir que essas decisões sejam respeitadas, especialmente quando há um impacto direto no processo eleitoral”
No Divulga Cand, ela aparece registrada como integrada do Rede Sustentabilidade, apesar de sua filiação ser do PSOL. O diretório municipal do PSOL pediu a desfiliação de Vanessa.
O MPE aguarda uma decisão da Justiça Eleitoral. Por enquanto, a chapa Fabricio Lírio/Vanessa da Enfermagem está concorrendo. A reportagem entrou em contato com Fabricio, que também é presidente da Federação PSOL REDE, e aguarda retorno para atualização da matéria.
PSOL rompe com chapa de Fabrício Lírio e declara apoio a Jefferson