×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mais luz e mais beleza no Cais da Lapa

Cartão postal de Campos é revitalizado com investimentos e nova iluminação

Clube J3news
Por Ocinei Trindade
18 de agosto de 2024 - 0h01
Fotos: César Ferreira

Faz tempo que o Cais da Lapa é considerado um dos lugares mais bonitos da área urbana de Campos dos Goytacazes.  Durante o dia, o cenário onde o Rio Paraíba do Sul faz uma curva no bairro próximo ao Centro, é um dos prediletos das pessoas que gostam de fotografar. Entretanto, a noite também é favorável para belos registros, sobretudo nas últimas semanas quando o Cais da Lapa e sua orla passaram a contar com nova iluminação. Isto tem atraído mais pessoas para momentos de lazer e descontração no período noturno. A sede da Secretaria de Turismo foi transferida para a orla e vários eventos culturais estão programados.

Waldemilton Moraes

O policial aposentado Waldemilton Moraes, 71 anos, é pernambucano de Recife. Mora em Campos há 13 anos. Pescador amador frequenta diariamente o Cais da Lapa. “O melhor horário costuma ser de 6h às 10h, mas também venho à noite nos fins de semana. Chego às 17h e saio meia-noite. Costumo pescar tainha, robalo, tilápia, mandi açu Com a nova iluminação, ficou melhor ainda para. A sensação de segurança é melhor para mim e os colegas que gostam de estar no Cais da Lapa”, conta.

Roberto Chagas

Faz 20 anos que o motorista Roberto Chagas frequenta o local. O morador do Parque Prazeres elogia a atual iluminação e a sensação de segurança. “Como antes era muito escuro, pessoas suspeitas e usuários de drogas ficavam no local. Isso diminuiu. Está bom poder ficar até mais tarde nessa área da Beira-Rio”, diz.

O subsecretário de Iluminação Pública, Gilmar Pessanha, coordenou a instalação no Cais da Lapa, em Campos. “Implantamos 12 postinhos no Cais e seis luminárias. Destas luminárias, quatro estão voltadas para o Rio Paraíba do Sul. É comum os idosos e pescadores ficarem até mais tarde na área. É uma forma de dar mais conforto e segurança para todos que querem desfrutar do Cais da Lapa. Há um ponto de luz voltado para o paredão pintado do cais. Isto deu mais beleza e visibilidade à intervenção artística do espaço. O outro ponto de iluminação está na parte do calçadão da Orla dois. São lâmpadas de potência de 150 watts de led”, explica.

Futuramente, a subsecretaria de Iluminação Pública pretende estender a nova iluminação para todo o entorno da orla do Rio Paraíba do Sul. “No momento certo isto ocorrerá, já que o trecho da Orla de Guarus passa por obras de recuperação e revitalização”, diz Gilmar. 

Rio Paraíba do Sul|Paisagem encanta quem passa pelo local e, após revitalização, tem atraído público ainda maior

Um cais turístico
Em julho, a Secretaria Municipal de Turismo ganhou novo endereço na região do Cais da Lapa. O equipamento faz parte de uma iniciativa de ocupar e revitalizar áreas degradadas no Centro de Campos dos Goytacazes. A secretária Patrícia Cordeiro considera a nova sede como parte de uma mudança de paradigma. “Está do jeito que a gente sonhou. Este lugar é a casa do Ururau, nossa lenda do cais. Antes, o local estava escondido, escuro, com usuários de drogas. É bom ver estudantes passando, os quiosques funcionando à noite. Permissionários que antes estavam com medo devido ao abandono, agora elogiam a revitalização”, comenta.

Pôr do Sol|Cenário propicia belos registro

Para Patrícia, a iluminação é um projeto não só de embelezamento, mas também para combater a insegurança. “Luz atrai. Um dos próximos passos e projetos é iluminar o espelho d’ água no Cais da Lapa. Isto deve deixar o lugar ainda mais atraente nas noites da área central da cidade. É bonito no fim do dia, muita gente vem fazer foto. São pessoas de Campos e de fora da cidade. O Cais da Lapa é uma referência turística”, afirma.

Desde a nova fase do Cais, dois eventos marcaram a programação local. Um deles foi o Festival de Turismo, com apresentações de bandas de rock, gastronomia e stands. A secretaria de Turismo faz parte do grupo de apoiadores do projeto desenvolvido por músicos da cidade chamado “Sexta no Cais”, previsto para acontecer quinzenalmente. A apresentação mais recente aconteceu na sexta-feira (16) com a banda O Salto. Artistas e público consideram o cenário ideal para entretenimento.

À noite|Cartão postal recebeu iluminação especial

Cordeiro destaca ainda a importância da revitalização do turismo interno na cidade. “Além do Cais da Lapa, há projetos para alterações e melhorias no Morro do Itaoca e no Horto Municipal. Isto deve atrair e agradar muitos frequentadores A gente pretende fazer isso em todos os espaços possíveis que são de interesse público. Campos possui muito potencial e atrações. Temos que focar nisso. A gente depende também do relacionamento com a iniciativa privada, responsável pelo empreendedorismo turístico. Creio que cabe ao poder público abrir e manter sempre esse diálogo. Os eventos no Cais da Lapa fazem parte disso”, conclui. 

Mais luz e projetos
Além do Cais da Lapa, ruas centrais de Campos passaram a contar com nova iluminação mais potente. Esta é uma das reivindicações da Câmara dos Dirigentes Lojistas. “Nós pedimos uma iluminação mais forte. Muitas lâmpadas nos postes antigos da Praça São Salvador e ruas centrais estavam sem uso ou muito ruins. Precisamos de mais claridade e segurança nas ruas centrais”, diz o presidente da CDL, José Francisco Rodrigues.

De acordo com o secretário de Qualificação e Emprego, Marcelo Mérida, em breve a pasta terá nova sede na Rua Sete de Setembro.  “Esta é uma forma de ocupar melhor o Centro. Com 126 novos postes e trocas de lâmpadas, isso vai melhorar o ambiente e a circulação de pessoas à noite”, considera.