O município de Campos, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), realiza nesta quarta-feira (7) a cerimônia de premiação do prêmio “Gestão Inovadora na Educação”, concedido pelo Instituto Porvir. A cerimônia vai acontecer das 10h às 12h, no auditório do Cesec.
O prêmio reconhece as gestões que se destacaram pela iniciativa de investir na atualização e na formação continuada de suas equipes, transformando a qualidade do ensino e preparando os jovens para um futuro de desafios e oportunidades. Campos está entre os dez municípios premiados no país.
O prêmio é destinado aos municípios que mostraram dedicação e criatividade em suas abordagens, proporcionando uma educação mais eficaz e envolvente. São avaliadas ainda: Inovação e efetividade na área da educação; Mobilização da comunidade escolar e familiar; Educação socioemocional; Formação contínua de professores; Avaliação e monitoramento, além de Gestão Participativa.
No caso de Campos, a Seduct tem preparado os professores para usar mais as tecnologias digitais, seja com formações sobre como aproveitarem jogos digitais ou com ajuda para fazerem videoaulas de qualidade.
O prêmio é uma iniciativa da Mind Lab, metodologia de ensino que adota jogos de raciocínio para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais em crianças e jovens. Além de Campos, foram selecionadas as secretarias de Barretos, Caraguatatuba, Piracicaba, Marília e São Bernardo do Campo, em São Paulo; Angra dos Reis (RJ); Vitória da Conquista, na Bahia; Recife, em Pernambuco; e Rio Branco, no Acre.
O assunto foi destaque no Portal Porvir, a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Desde 2012, o Portal mapeia, produz e difunde referências para inspirar e apoiar transformações que garantam equidade e qualidade na educação a todos os estudantes brasileiros.
A secretária da pasta, Tânia Alberto, disse que uma delas diz respeito à criação da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), garantindo, o ano todo, a capacitação e atualização dos profissionais da rede municipal de ensino. Além disso, o uso das tecnologias digitais nas escolas e creches, com implantação de laboratórios, robótica, jogos digitais e programas como MenteInovadora, Eduten e Estação Educação, ajudaram a conquistar o prêmio.
“Ficamos muito lisonjeados de sermos reconhecidos entre os 10 municípios como um dos que fizeram gestão inovadora. Nosso modelo se deu não apenas pela revisão dos nossos sistemas de currículos e avaliação, bem como as matrizes curriculares que ampliaram as condições de oferta de ensino de qualidade dos alunos, mas também pelas práticas orientadoras de criação do Portal PAE, com produção de conteúdo próprio em videoaulas e apoio de salas-estúdio; criação da Escola de Formação de Educadores Municipais; de parcerias com projetos de qualidade comprovada com resultados de bom ensino para melhorar o desempenho dos alunos; e, principalmente, por estarmos conectados com aquilo que tem sido o caminho da mudança, muito zelo pelo Saeb, muita atenção com a BNCC e suas inovações, como o Ensino da Computação, adequação aos currículos e política de inclusão ampliada para a EJA, entre outros. Também garantimos laboratórios de tecnologias com robótica, chromebooks e tablets e conseguimos levar internet a todas as unidades. Enfim, é gratificante vermos essa inovação ser reconhecida, porque o esforço feito nesse período pós-pandemia para que as escolas tivessem acesso à tecnologia tem sido imenso”, declarou Tânia.
Fonte: Ascom