×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CDL celebra Paulo César Henriques

Trajetória empreendedora é destacada no dia 23 de julho com Prêmio Mérito Lojista

Campos
Por Yan Tavares
22 de julho de 2024 - 0h01
CDL|Empresário será homenageado na sede da entidade (Foto: Arquivo Pessoal/Arquivo J3News)

O empresário Paulo César Henriques vai receber o Prêmio Mérito Lojista, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), durante homenagem na terça-feira (23), às 19h, na sede da entidade. Paulo César iniciou sua longeva trajetória empreendedora como fundador e gestor da antiga Malharia Veceba, que marcou época quando a cidade despontava como um promissor polo de confecção, principalmente nas áreas de malharia e jeans. 

O empreendimento chegou ao mercado em 1972 e permaneceu atuante até 2005 – durante todo esse tempo sob o comando de Paulo César. “Sem dúvidas, a gestão da Veceba em Campos foi um ponto crucial na minha trajetória como empreendedor. Naquela época, o município estava emergindo como um centro promissor para a indústria têxtil, e liderar a Veceba não só me permitiu aproveitar essa oportunidade, mas também me desafiou a expandir e inovar dentro desse setor”, pontua o homenageado.

Internacional|Empresário foi convidado a ir aos EUA para visitar

Visionário, ele não parou por aí. Seu espírito empreendedor fez com que investisse em outras áreas, como na indústria da construção civil, na qual capitaneou a construção de muitos prédios de alto padrão pela cidade. Também tem empreendimentos no setor rural, do turismo e de logística na sua caminhada.

“Ao longo dos anos, investi em diversos setores além da indústria têxtil. Inicialmente, minha incursão na construção civil com a Laguna Incorporações Ltda. foi um passo significativo. Com essa empresa, contribuímos para o desenvolvimento urbano de Campos, construindo edifícios icônicos como o Sunset Park e o Sunset Residence, entre outros. Além disso, também explorei o agronegócio com a criação de gado e lavoura em São Francisco de Itabapoana, onde aprendi importantes lições sobre gestão rural e agrícola. Participei ainda do desenvolvimento de projetos relacionados à geração de energia e de logística, como um terminal portuário, todos focados em aproveitar as oportunidades econômicas da região”, detalha Henriques.

Foco no desenvolvimento de Campos e região
Atualmente, continua engajado em vários ramos de negócio, dedicado a buscar constantemente novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento para Campos e região.

“Estou focado em consolidar e expandir os empreendimentos existentes, além de explorar novos projetos que possam contribuir ainda mais para o progresso da região”, enfatiza.

Neste sentido, o empresário passou a última semana nos Estados Unidos ( de onde concedeu a entrevista para esta matéria), adquirindo conhecimento em um projeto de energia renovável:

“Viajei aos EUA convidado a visitar uma grande fábrica especializada em turbinas a gás natural para geração de energia termoelétrica. Essa experiência foi muito enriquecedora, pois pude conhecer de perto as tecnologias mais avançadas e as práticas industriais inovadoras no setor de energia”, relata César, que na mesma viagem engajada no empreendedorismo, passou por Miami, Flórida, Atlanta, Geórgia, Greenville e Carolina do Sul.

Empreendedor|Início foi de investimentos em diferentes setores, além da indústria têxtil

Reconhecimento
De volta a Campos neste fim de semana, ele celebra a medalha que irá receber na terça-feira e comenta a importância que o reconhecimento tem para sua trajetória:

“Receber uma honraria tão significativa é extremamente gratificante para mim. Acredito que meu compromisso com o crescimento econômico e social do município, aliado à minha visão empreendedora e ao impacto positivo que tive em diversos setores, foram os principais fatores que me credenciaram para essa homenagem. Valorizo muito o reconhecimento da comunidade pela dedicação ao longo dos anos”, declara.

Presidente da CDL, José Francisco Rodrigues destaca representatividade de Paulo César Henriques para o segmento do empreendedorismo na cidade:

“Paulo César sempre foi e continua sendo um empresário muito dedicado e engajado. Uma pessoa muito criativa, com enorme potencial empreendedor. Além disso, trata-se de uma personalidade muito querida e respeitada na sociedade campista. Muito orgulho de conhecê-lo e ser seu amigo há 30 anos, e muito satisfeito da minha gestão poder fazer essa merecida homenagem”, diz

Quem também destaca a relevância do empresário para Campos e região é o presidente da Representação Norte Fluminense da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)  e presidente do Sindicato da Construção Civil do Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira:

“Paulo Cesar é uma referência na cidade não só pela competência, como pela diversidade de sua atuação, gerando desenvolvimento, emprego e renda em diversos setores da nossa economia. Sua atuação foi e continua sendo de grande importância no crescimento de Campos, com empreendimentos vultosos e de muito bom gosto, que fazem parte da paisagem do município e contribuem com a subsistência de centenas de famílias campistas”, afirma.

Expectativa
Após sete dias de viagem pelos EUA, o empreendedor conta que a expectativa está alta para receber o Prêmio Mérito Lojista na CDL:

“Minha relação com a CDL ao longo dos anos tem sido muito positiva e colaborativa. Receber um reconhecimento tão significativo dessa entidade é uma grande honra e um testemunho do trabalho árduo e do compromisso que tenho com o desenvolvimento econômico local. Sempre valorizei a parceria com a CDL e outras instituições que compartilham objetivos semelhantes de promover o crescimento sustentável da nossa comunidade”, diz Paulo César. 

Por fim, o empresário conta como se define hoje após tantos anos construindo uma valiosa trajetória: “Paulo César Henriques Gomes é um empresário que valoriza profundamente a ética de trabalho, a integridade e o compromisso comunitário. Minha trajetória é marcada pela determinação em enfrentar desafios e transformá-los em oportunidades de crescimento. Tenho orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento econômico e social de Campos, sempre guiado pelos valores familiares e religiosos que são fundamentais para mim”, conclui.