×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Partidos definem candidatos em convenções

Siglas e federações tem até o dia 5 de agosto para apontar representantes

Geral
Por Yan Tavares
21 de julho de 2024 - 0h04
Registro|Nomes disputam voto para prefeito, vice e vereadores (Foto: Reprodução)

Começaram neste fim de semana as convenções partidárias para as eleições municipais de Campos em 2024. Sete partidos (PT, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, Republicanos e Podemos) realizaram seus encontros no sábado (20). Já o Agir, se reúne neste domingo (21). Os eventos marcam a abertura do calendário eleitoral na cidade, de olho no pleito que acontece nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (eventual segundo turno).

O Partido dos Trabalhadores (PT) homologou neste sábado a candidatura do professor Jefferson Manhães, ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), como prefeito de Campos.  Já o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Cidadania, Republicanos e Podemos, homologaram apenas candidaturas à Câmara de Vereadores, já que não estarão na briga pelo Executivo municipal.

A convenção do Partido Novo está marcada para terça-feira (23), às 13h. O partido confirmou ao J3News a homologação da candidatura de Alexandre Buchaul ao cargo de prefeito e adiantou que o cirurgião dentista terá como vice o servidor público estadual e pastor, Isaac Vieira.

Na sexta-feira (26), acontece a convenção do União Brasil, junto ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Social Democrático (PSD) eSolidariedade (SD). O encontro vai acontecer às 19h, no Automóvel Clube. Capitaneado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, o União se coloca no pleito como forte oponente à reeleição do prefeito Wladimir Garotinho. Para a convenção estão previstos a homologação dos nomes de Madeleine (União) como candidata a prefeita e Ozielzinho (PSB) como vice-prefeito.

O J3 apurou ainda que a convenção do Partido Progressista (PP), do atual prefeito da cidade, está prevista para acontecer no dia 30 deste mês.

Eleição| Prazos são determinados pelo TSE para garantir cumprimento do calendário eleitoral (Foto: César Ferreira/PMCG)

Convenções seguem até 5 de agosto
A série de definições segue com o Democracia Cristã (DC), com convenção marcada para 1º de agosto, na sede do partido. O DC tem o empresário e produtor rural Clodomir Crespo como pré-candidato a prefeito.

O Partido da Mulher Brasileira (PMB) promove seu encontro em 5 de agosto, junto ao Partido Renovação Democrática (PRD). Hoje, a federação dos dois partidos tem o deputado estadual Thiago Rangel (PMB) como pré-candidato a prefeito e Raphael Thuin (PRD) a vice-prefeito.

Até o fechamento desta reportagem, o Partido Liberal (PL) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) não haviam definido as datas das suas convenções. O PSOL, que divulgou em abril que terá candidatura ao Executivo em 2024, ainda não definiu o nome.

O prazo para os partidos e as federações realizarem as convenções se estende até 5 de agosto. Nelas, devem ser homologados os nomes que estarão na corrida pelos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Porém, a escolha do vice pode ser postergada, seguindo os prazos determinados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O registro das candidaturas deve ser solicitado até 15 de agosto à Justiça Eleitoral.