×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Em uma tacada só, grupo capixaba compra quatro fazendas de um forte empresário de Campos

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
21 de julho de 2024 - 0h01
Fotos: Arquivo Colunista/Divulgação

Em uma tacada só, como quem joga polo – esporte inglês praticado a cavalo – um fortíssimo empresário de Campos vendeu quatro fazendas próximas do Imbé e Lagoa de Cima para um grupo capixaba. Estamos falando das fazendas Brejo Grande, Zamba, Sobradinho e Bonança. Nestas áreas, o empresário que hoje mexe com soja, criava gado. O grupo do Espírito Santo teria como foco o plantio de eucalipto, que não é uma cultura boa para manter a fertilidade da terra, quando plantada em larga escala. Mas, vamos em frente.

Gado é exportado através do aeroporto de Campinas, mas não tem reflexo nos projetos de exportação de gado vivo no Açu
O aeroporto Viracopos, em Campinas (SP), está exportando gado para a Índia. Um mega avião leva os bovinos, que fazem uma viagem de 13h confinados em cercados, separadamente. Não é uma exportação para abate e, sim, para reprodução. Em nada interfere nos projetos que estão sendo formatados para a exportação de gado vivo através do Porto do Açu, em São João da Barra.

Azul suspende um dos dois voos de Campos para Campinas e reduz número de funcionários no Bartholomeu Lysandro
Agora, vamos falar de passageiros humanos. A Azul, que prometeu no ano passado condições melhores para Campos, parece ter feito um cavalo de pau em pleno ar. O voo para o Santos Dumont, no Rio, não volta mesmo. E, dos dois voos para Campinas (SP), um foi suspenso, embora haja demanda para ambos. Para aumentar a turbulência, a Azul está reduzindo seu contingente de funcionários do Bartholomeu Lysandro levando-os para outros aeroportos. Então, se você entrar em um avião que tenha a bordo o subsecretário de Turismo, Edvar Júnior, e diretores da Azul, coloque o fone porque, certamente, terá bate-boca.

Craque da escrita, campista assume cadeira da Academia Brasileira de Letras de Futebol
O escritor campista Wesley Machado, autor de seis livros sobre futebol, agora é membro da Academia Brasileira de Letras do Futebol, com sede em São Paulo. Craque com as palavras, Wesley também é compositor. Na ABLF ele é conhecido como o garoto da terra de Didi e Amarildo, campistas que foram bicampeões pela Seleção Brasileira.

Os Manos
Não é papo de paulista e sim de dois maninhos locais: Maninho Cardoso de Melo e Doutor. Maninho. Vale o registro da forte amizade dos xarás de apelido, até porque o segundo é médico e o primeiro filho do grande Oswaldo Cardoso de Melo, que marcou época na medicina de Campos. Doutores em amizade.

O bilionário Ronaldo Cezar Coelho reaparece e revela que aprendeu tudo na Universidade Aberta do Leblon
O banqueiro Ronaldo Cezar Coelho, que se notabilizou na Bolsa de Valores do Rio nos anos de 1970, montando em seguida do banco Multiplique, andava afastado dos holofotes, mas quebrou o gelo dando uma entrevista para a revista Poder. Nos anos de 1980, ele que se elegeu deputado federal vinha com frequência a Campos onde tem amigos. Mas, se afastou por completo da política. Hoje, com 74 anos, e com aparência jovial, Ronaldo é na dele, multimilionário, sendo um dos maiores colecionadores de arte moderna do mundo. Formado em direito, ele diz que aprendeu tudo na Universidade Aberta do Leblon, onde mora.

Maíra, a web rádio na Uenf
Entrou no ar no a web rádio Maíra, formada por alunos da Universidade Estadual do Norte Fluminense, que faz menção ao título do primeiro romance de Darcy Ribeiro. O projeto tem como principal objetivo oferecer à população de Campos dos Goytacazes e Região uma programação regular plural comprometida com valores éticos, promoção da cidadania e da democracia, tendo como referência a Universidade Pública. Dar visibilidade às ações de pesquisas, informes e cursos existentes da instituição e outras IES públicas faz parte da proposta. São programas regulares com eixos temáticos estruturantes e  produção de podcasts. Toda a programação estará disponível em site, Instagram (webradiomaira) e plataformas de streaming.

Cineasta premiada em Campos
A cineasta Lúcia Murat participa de exibição de seu filme “O Mensageiro”, na quarta-feira (24), em Campos dos Goytacazes. A sessão gratuita será em uma das salas de cinema do Boulevard Shopping, às 10h30 da manhã. Após o filme ser apresentado, a cineasta e o público participarão de um debate. “O Mensageiro” é um drama nacional dirigido por Lúcia Murat e selecionado para o Festival do Rio de 2023. Na história, que se passa durante a Ditadura Militar, Vera (Valentina Herszage) é presa em uma fortaleza militar e, no local, acaba conhecendo o soldado Armando (Shico Menegat), que aceita levar uma mensagem para a família dela. Porém, com o contato, o soldado acaba iniciando uma improvável relação afetiva com a mãe da prisioneira, Maria (Georgette Fadel), apesar de ambos possuírem origens, status sociais e histórias de vida bem diferentes.