×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Telescópio fez fotos em Campos de Galáxias e cometas a uma distância de 30 milhões de anos luz da Terra

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
30 de junho de 2024 - 7h02
Fotos: Arquivo Colunista/Divulgação

A coluna publicou na semana passada que o Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos, recebeu do Instituto SETI um dos mais modernos telescópios do mundo, o Unistellar evscope equinox. O professor e astrônomo Marcelo testou o aparelho que visualiza e fotografa. Deu um close no Centaurus A e a Sombrero, galáxias lenticulares localizadas a 30 milhões de anos luz da Terra.

Coagro inicia safra com homenagem ao grande empresário Renato Abreu
Com uma missa, onde foi lembrado in memória o empresário Renato Abreu, que morreu no final do ano passado, as moendas para safra 2024/2025 foram ativadas no parque fabril que agora recebe o nome do saudoso empresário. O presidente da cooperativa, Frederico Paes, estima que a safra deva ser igual ou um pouco maior do que a do ano passado. Por questões de mercado, a safra tende a focar tanto no açúcar quanto no etanol. Presente na solenidade, também, estava o engenheiro Paulo Massa, diretor do Grupo MPE que reafirmou a parceria do grupo com a Coagro. Também estavam dona Lurdinha, viúva de Renato Abreu, acompanhada da filha.

Paparico ao consumidor aumenta e posto de gasolina oferece até cafezinho aos clientes
Aos poucos, o perfil do comércio de Campos vai mudando para melhor. Em um posto de gasolina da cidade, o frentista Rogério, com largo sorriso, abastece, limpa vidros, calibra e ainda oferece “de grátis” um cafezinho ao cliente, independentemente da quantidade de combustível comprado. Boa.

Procura por terras para plantar eucalipto em larga escala em Campos continua
Continua a procura de terras em Campos para o plantio de eucaliptos. Dois grupos estão investindo nisso, um de Minas Geria e outro do Espírito Santo. O foco estaria na região Norte do município, em Santa Maria e Santo Eduardo.

Aumentam os furtos de tudo que é de ferro, cobre e bronze na cidade e até portão de garagem desaparece
É absurda a quantidade de furtos de fios com cobres, alumínios refletores e ferro em Campos. Os roubos acontecem, geralmente, na área central. Até portões de garagem de residências habitadas estão sendo levados. Um sintoma bastante preocupante.

A preocupação com as sangrias do rio Paraíba do Sul para abastecer as duas maiores metrópoles no país
Atenção: está aumentando o desvio de água do curso do rio Paraíba do Sul, para engordar a Bacia do Rio Guandu, que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro. O mesmo já vem sendo feito há décadas em São Paulo. E isso é a razão da invasão do mar no Pontal de Atafona, em São João da Barra. Tende a piorar, embora a Agência Nacional de Águas (ANA) garanta que não existem, no momento, riscos hídricos.

Inverno de pouco frio antecipa venda de ar-condicionado em Campos
Como o frio nesta temporada de inverno tende a ser muito raro, o consumidor já está pensando no verão de 2025. Com a economia variando de temperatura, muitos estão se antecipando e comprando coisas do tipo ar-condicionado. Agora em julho, já tem lojas em Campos programando promoções para desovar as roupas de inverno.

Campos está entre as 40 maiores aglomerações urbanas do país deixando de ser cidade de porte médio
Segundo estudos da UFF com base em dados do IBGE, Campos dos Goytacazes ultrapassa o perfil de “Cidades de Porte Médio”. Ela está entre as 40 maiores aglomerações urbanas do país – meio milhão de habitantes – passando a ser classificada como APC – Área de Concentração de População -. Isso não permite a expressão “região metropolitana”, mas, não seria errado citar “A grande Campos”.