×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

DER-RJ afirma que estrutura da Ponte da Integração está concluída e garante entrega para junho

Departamento de Estradas de Rodagem informou que os 34 vãos da ponte foram concluídos e obras se concentram nos acessos

Geral
Por Yan Tavares
27 de maio de 2024 - 19h40
Foto: Josh

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informou nesta segunda-feira (27) que os 34 vãos da Ponte da Integração estão concluídos. O órgão estadual declarou ainda que as obras agora se concentram nos acessos à ponte, com previsão de conclusão para o fim do mês de junho.

Desta forma, o DER-RJ garante que entrega no prazo de um mês, a tão esperada ponte que vai ligar os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra. A espera pelo acesso se arrasta por mais de três décadas.

Atualmente, a única forma de atravessar entre uma cidade e a outra pelo Rio Paraíba é com o transporte informal de barcos, entre Gargaú (SFI) e Atafona (SJB). 

O J3News vem acompanhando o andamento das obras nos últimos meses. Em janeiro deste ano, a equipe de reportagem do J3 esteve (aqui) nas duas cabeceiras da ponte.

À época, dois vãos ainda precisavam ser concluídos e o acesso por São João da Barra estava em fase final, faltando apenas a aplicação do asfalto na interseção da BR-356 com a RJ-196.

A maior parte do trabalho já se direcionava para as obras de terraplanagem pela RJ-194, rodovia estadual que liga Campos dos Goytacazes à localidade de Gargaú, em São Francisco.

Em abril, o presidente do DER- RJ, Pedro Henrique de Oliveira Ramos, vistoriou as obras. Durante a visita, ele acompanhou a colocação do último vão da ponte

Na ocasião, o órgão informou que o acesso por São João da Barra estava em fase final, enquanto o trecho entre o limite de Campos e São Francisco, tinha cerca de 90% dos trabalhos executados.

Estão sendo investidos, no total, R$136 milhões. As obras da ponte foram iniciadas em 2014, pelo então governador Luiz Fernando Pezão. Uma primeira ponte começou a ser construída em 1981, quando o país era governado pelo presidente João Figueiredo. Pilares jamais receberam tabuleiros. A estrutura foi deteriorada e acabou descartada décadas depois.

A conclusão da obra já teve diferentes prazos dados pelo Governo do Estado. Em novembro de 2023 a ponte teve a entrega adiada (era prevista para dezembro) e nova data marcada para março sendo alterada para junho de 2024, prazo atual.