Pensar na decoração de uma casa pautada na harmonização dos seus ambientes é o grande segredo para se construir um espaço não só com visual agradável, mas, principalmente, com identidade. Elaborar os projetos das residências com essa preocupação vem se tornando tendência nos dias atuais. Tornar o seu lugar próprio mais aconchegante e acolhedor está entre os diferenciais, conforme destaca a arquiteta Dayane Santana.
“Cada projeto é elaborado de forma única, pensado para que todos os pontos da residência conversem entre si, se completem e possuam entre eles um estilo único”, comentou.
E completa: “A harmonia de uma casa vai além da combinação de cores e texturas. Ela precisa estar, em primeiro lugar, de acordo com o estilo do cliente e sua forma de vivenciar os ambientes. A harmonia pode ser sentida no toque dos materiais, na textura dos tecidos, no equilíbrio de cores e no movimento do mobiliário no espaço.”
A arquiteta aponta, ainda, de que forma e com quais elementos é idealizada e desenvolvida a harmonização de uma residência. “A casa que é projetada pensando em um todo, em um estilo próprio e único, ganha harmonia por si só. E, para enaltecer essa harmonia com elegância, eu sigo uma vertente de priorizar materiais naturais como pedras, mármores, madeira e um toque de vegetação. Esses elementos podem circular em diferentes estilos e trazer o aconchego que toda casa merece”, pontua.
Como exemplo, ela demonstra um projeto realizado em um condomínio de Campos, alinhando a identidade da proprietária com a harmonização.
“Temos uma base de piso e paredes com revestimento nos tons claros para realizarmos um desejo da cliente em ter sua cozinha verde. O toque da madeira nos detalhes vem pontuar a integração com a sala e trazer um elemento de aquecimento ao projeto. A serralheria preta traz a jovialidade e descontração presente em outros ambientes da casa. Dessa forma, a cozinha permanece em harmonia com os outros ambientes e estilo arquitetônico da residência”, explica.
Tal como nesse projeto idealizado e desenvolvido pela arquiteta Dayane Santana, a essência da harmonização de ambientes está em ajustar o espaço físico, para criar uma atmosfera mais favorável ao bem-estar, tendo como ponto de partida a identidade de cada proprietário.
“A gente idealiza o projeto ao lado do cliente, pensando a partir da sua identidade. Em seguida, vamos à Vilarejo e damos início ao trabalho, a partir da aquisição dos materiais”, concluiu Dayane.